Von der Leyen defende aposta na condução autónoma na Europa

  • 06/10/2025

Em setembro, a União Europeia apresentou um plano vasto para revitalizar a indústria automóvel europeia, incluindo a produção local de automóveis pequenos e mais acessíveis.

 

E, num setor em que a inovação tecnológica é uma constante, Bruxelas quer que os fabricantes apostem em carros de condução autónoma e com Inteligência Artificial integrada.

Numa intervenção durante a Italian Tech Week, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, citou os exemplos de outros mercados: "Hoje, a indústria está a passar por profundas transformações. E uma delas tem a ver com a Inteligência Artificial, claro. Carros de condução autónoma já são uma realidade nos Estados Unidos da América e na China. Por que é que não é o mesmo verdade na Europa?".

A líder comunitária falou na Italian Tech Week na semana passada em Turim. Propôs até a criação de uma "rede de cidades europeias onde os primeiros carros de condução autónoma possam ir para a estrada". Falou do interesse de 60 municípios italianos e apelou: "Vamos começar imediatamente!".

No entender de Ursula von der Leyen, a Inteligência Artificial aplicada nos automóveis pode ser uma aliada fundamental na redução do congestionamento de tráfego, melhorar a segurança rodoviária e "ligar zonas remotas aos transportes públicos".

E a dirigente sublinhou a tecnologia como chave para o setor: "Novas tecnologias podem salvar empregos e trazer uma lufada de ar fresco ao setor".

A ameaça chinesa e a regulamentação fragmentada

Ao mesmo tempo, as empresas chinesas dedicadas a tecnologias de condução autónoma consideram que a Europa é essencial para a sua expansão global - até pelas restrições que têm nos Estados Unidos da América.

Tu Le, fundador da Sino Auto Insights, afirmou à agência Reuters: "A Europa é o único mercado para o qual eles podem vir. Eles têm de fazer a jogada deles".

Uma das limitações da Europa é a fragmentação dos regulamentos, pretendendo consolidar a legislação e assim viabilizar os testes e desenvolvimento de sistemas de condução autónoma mais avançados.

Atualmente, a maioria dos países europeus permitem apenas condução autónoma de Nível 2, com intervenção permanente do condutor. Uma das poucas exceções é a Alemanha, onde a empresa local Vay já está a testar este tipo de tecnologias para autocarros e robotáxis.

Leia Também: Opel usa luzes como 'linguagem' de segurança rodoviária

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2865452/von-der-leyen-defende-aposta-na-conducao-autonoma#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes