Violência doméstica com recorde de casos. Eis os conselhos da PSP

  • 20/11/2025

Os casos de violência doméstica estão a aumentar em Portugal, com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) a registar 25.327 ocorrências nos primeiros nove meses de 2025 - o valor mais elevado dos últimos sete anos. 

 

Esta quinta-feira, a PSP divulgou, através das redes sociais, algumas "orientações gerais sobre como lidar com a violência doméstica", incluindo como reconhecer sinais e como agir, caso seja vítima ou testemunha.

Segundo a autoridade, alguns sinais de violência doméstica incluem "comportamentos de controlo", "isolamento social", "ameaças, insultos e humilhações", "agressões físicas ou atos sexuais forçados" e "manipulação emocional ou chantagem".

Além disso, a "violência doméstica pode ocorrer de diferentes formas": física, psicológica, emocional, sexual ou até mesmo económica.

Nestas situações, as vítimas devem procurar um "local seguro para onde ir, em caso de emergência, como a casa de um amigo, familiar ou um abrigo".

Devem, também, criar um "plano de segurança", guardando "documentos importantes num local seguro e, de preferência, de casa" e estabelecendo um "código de emergência com amigos ou familiares, de forma a avisar que precisa de ajuda sem alertar o agressor".

"Se sentir que está em perigo ou conhecer alguém que esteja, procure ajuda o mais rápido possível", alertou a PSP.

Polícias com 25.327 casos de violência doméstica, o máximo em sete anos

Segundo o portal da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), a GNR e a PSP registaram, nos primeiros nove meses deste ano, 25.327 ocorrências de violência doméstica, o valor mais elevado dos últimos sete anos, à data de 30 de setembro.

Já o número de homicídios nos primeiros nove meses de 2025 é igual ao do mesmo período de 2024 e inferior, por exemplo, ao de 2022.

Polícias com 25.327 casos de violência doméstica, o máximo em sete anos

Polícias com 25.327 casos de violência doméstica, o máximo em sete anos

A GNR e a PSP registaram, nos primeiros nove meses deste ano, 25.327 ocorrências de violência doméstica, o valor mais elevado dos últimos sete anos, à data de 30 de setembro, segundo dados da CIG.

Lusa | 16:23 - 19/11/2025

Leia Também: Sequestra irmão de ex após ameaçá-la em Santo Tirso. GNR deteve-o

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2891615/violencia-domestica-com-recorde-de-casos-eis-os-conselhos-da-psp#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes