Vietname. Balanço de cheias atualizado para 41 mortos (e 9 desaparecidos)

  • 20/11/2025

O anterior balanço era de 16 mortos e cinco desaparecidos, e já tinha sido divulgado hoje pelo Ministério do Ambiente do país do Sudeste Asiático.

 

As chuvas, que provocaram cheias sucessivas e deslizamentos de terras, têm afetado sobretudo o sul e o centro do Vietname.

O ministério confirmou a morte de 41 pessoas e disse que os socorristas estavam a tentar encontrar cinco desaparecidos, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Cerca de 62.000 pessoas tiveram de sair de casa para zonas seguras nas regiões afetadas, onde eixos rodoviários principais foram cortados pelos deslizamentos de terras.

Um milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica, segundo a mesma fonte.

A companhia ferroviária pública de Hanói anunciou a suspensão de várias linhas de comboio que ligam o norte e o sul do país devido às inundações, noticiaram os meios de comunicação social estatais.

Na região montanhosa de Da Lat, a 290 quilómetros da Cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigão), as precipitações atingiram em algumas zonas 600 milímetros desde o fim de semana, segundo os serviços meteorológicos.

O Ministério da Defesa destacou helicópteros para resgatar os habitantes bloqueados ou cercados pelas águas.

As linhas telefónicas de emergência registaram um número invulgarmente elevado de chamadas na noite de quarta-feira, enquanto o nível das águas subia.

O vice-primeiro-ministro Ho Quoc Dung deu instruções aos líderes das três províncias mais afetadas pelas inundações, Khanh Hoa, Dak Lak e Gia Lai, para mobilizarem o exército, a polícia e as outras forças de segurança.

O objetivo é alcançar e retirar rapidamente as populações para zonas seguras, disse hoje o Governo num comunicado citado pela AFP.

Os socorristas levaram comida e água para os hospitais inundados da cidade costeira de Quy Nhon, na província de Binh Dinh, noticiou o jornal estatal Thanh Nien.

O nível do rio Ba em Dak Lak (centro) excedeu o recorde de 2013 em dois pontos esta manhã (hora local).

As águas do rio Cai, na província de Khanh Hoa (sudeste), também subiram a uma altura sem precedentes, segundo os especialistas.

As inundações ocorreram porque chuvas fortes elevaram o nível já alto das águas, explicou o diretor-adjunto do Centro Nacional de Previsões Hidrometeorológicas, Hoang Phuc Lam, à televisão estatal.

Em Dak Lak, as águas da cheia arrastaram 100 barris de 20 litros de ácido sulfúrico de uma fábrica de açúcar, anunciou o Ministério da Segurança Pública, que alertou a população para os riscos de contaminação.

Os cientistas defendem que o aquecimento global provocado pela atividade humana torna os fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, mais mortíferos e mais destrutivos.

As catástrofes naturais já tinham provocado este ano 279 mortos ou desaparecidos no Vietname.

Também causaram prejuízos de mais de dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros, ao câmbio atual), segundo dados do instituto de estatística vietnamita.

Leia Também: Chuvas excecionais no Vietname causam 16 mortos e cinco desaparecidos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891683/vietname-balanco-de-cheias-atualizado-para-41-mortos-e-9-desaparecidos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes