Vídeo levanta dúvidas sobre versão de Trump em morte por agente do ICE
- 08/01/2026
Uma análise do momento em que o agente dos serviços de imigração norte-americanos (ICE, sigla em inglês) que disparou mortalmente sobre Renee Nicole Good levanta questões sobre o que está a ser dito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pela sua administração.
A análise, feita pela publicação The Washington Post, mostra, frame a frame o que se passou entre os agentes envolvidos no tiroteio e a mulher de 37 anos, que estava num veículo.
A escalada de tensão aconteceu em segundos, com, num primeiro momento, tal como pode ver acima, o agente em causa a gravar o carro. Também a vítima, que, segundo a mãe, era uma das pessoas "mais gentis" que existia, tinha o seu telemóvel, de acordo com a publicação.
Em primeiro lugar, o agente pode ser visto na parte traseira do carro. Depois, contorna o carro. Nos segundos seguintes, um outro carro com mais agentes do ICE aproxima-se e pode ouvir-se "sai". A ordem diz respeito ao pedido para que a mulher saia do carro, e é ouvida duas vezes. Um do agentes que chegou é visto a colocar a mão na abertura da janela do lado da condutora, enquanto com a outra mão tenta abrir, de acordo com o Washington Post, a porta duas vezes.
Quase "simultaneamente", o SUV começa a fazer marcha-atrás, e o agente que foi visto pela primeira vez no local, aparece em frente do veículo, ainda com o telemóvel na mão. O carro avança rapidamente, e em seguida, vira à direita - na direção correta do tráfego. A rua é de sentido único.
À medida que o carro avança, o vídeo mostra que o agente se desvia do caminho e, quase ao mesmo tempo, dispara o primeiro tiro. Os outros dois tiros são disparados já quando este está de lado, ou seja, não está já na direção do carro.
A análise do Washington Post - que incluiu não só este, mas vários vídeos, incluindo imagens partilhadas por Trump - não mostram de forma clara se o agente está retido com os movimentos do carro quão perto este está da parte da frente do SUV.
Mas, afinal, o que disse a administração Trump?
Donald Trump reagiu já na quarta-feira ao que se passou, dizendo, numa publicação na sua rede social, Truth Social, que "é difícil acreditar que ele [o agente] esteja vivo." Imagens analisadas pelo Washington post mostram o agente em causa a andar por cerca de um minuto, já depois de os tiros serem disparados.
O carro anda ainda alguns metros depois dos tiros serem disparados, acabando por bater noutros carros que estavam estacionados na rua.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia MacLaughlin, disse que o tiroteio ocorreu quando "manifestantes violentos" estavam "a impedir que os agentes do ICE" realizassem uma operação.
Veja o vídeo na íntegra na galeria acima (alertamos para as imagens fortes).
















