Usa maquilhagem diariamente? Veja o efeito que pode ter na sua pele
- 21/11/2025
O único efeito imediato da maquilhagem é deixar a pele mais uniforme, brilhante e esteticamente mais apelativa. No entanto, a longo prazo o efeito poderá ser o inverso.
Por norma, os produtos de maquilhagem contêm diferentes combinações de ingredientes, como álcool e outras substâncias que podem irritar, secar e comprometer a barreira natural da pele. Como tal, usar maquilhagem diariamente sem os devidos cuidados pode afetar a pele negativamente.
Ao sair de casa também ficamos expostos a poeiras e vários tipos de poluição que se acumulam na pele juntamente com a maquilhagem. De acordo com o Berman Skin Institute, isso "bloqueia o fluxo de oxigénio para a pele e aumenta o risco de irritação, acne e ressecamento".
Dermatologistas associam, por isso, uma conotação negativa ao uso de maquilhagem, sobretudo quando não se pratica uma rotina adequada de cuidados com a pele.
Entre os cuidados de pele sublinham a necessidade de remoção total da maquilhagem ao fim do dia.
A esfoliação também pode ser um processo importante, embora não frequente, para remover as células mortas da pele que podem obstruir os poros e causar acne.
Leia Também: Unhas. 12 cores que estão na moda neste outono (inspiradas na natureza)
Efeitos do uso diário de maquilhagem
Poros obstruídos e dilatados
A obstrução dos poros é explicada pela restrição do fluxo de oxigénio, causando irritações que pode levar ao surgimento de espinhas, cravos e outros problemas de pele.
Estes problemas tendem a acumular-se na "zona T", que engloba a área da testa, sobrancelhas, nariz e queixo, quando a maquilhagem não é bem removida.
Nestas situações estes produtos obstroem os poros e impedem que a pele respire.
"Com o tempo, os poros cronicamente obstruídos podem dilatar-se, afetando a textura e a aparência da pele", para pessoas com peles sensíveis este poderá ser um problema ainda maior.
Envelhecimento precoce e pele seca
Usar maquiagem durante longos períodos de tempo, sobretudo sem uma rotina adequada de cuidados com a pele, pode desidratar e envelhecer a pele.
É impensável que durma com produtos de maquilhagem na cara. Esse comportamento pode interromper o processo natural de regeneração da pele, limitando a produção de colagéneo, responsável pela firmeza e elasticidade, o que leva ao aparecimento de linhas finas e rugas visíveis.
Descoloração da pele
Segundo estes especialistas, alguns produtos podem desencadear alterações na pigmentação, devido a ingredientes como conservantes, corantes e fragrâncias que podem, nalguns casos aumentar a produção de melanina e, consequentemente, causar manchas.
Agravamento de erupções cutâneas
É importante dar descanso à pele para reduzir inflamações. Dermatologistas não recomendam a aplicação diária se tiver problemas de pele como acne. "Usá-la diariamente pode levar a surtos de acne mais frequentes".
Leia Também: 'Bad hair day'? Afinal não. Cabelo despenteado é uma das novas tendências















