ULS de Braga recua e promete contratar enfermeiros dispensados em 15 dias

  • 05/10/2025

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou, este sábado, que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga prometeu, afinal, contratar todos os profissionais dispensados no final de setembro, se os enfermeiros assim o desejarem, "no prazo de 15 dias".

 

O organismo recordou que, "no seguimento da não contratação de 48 enfermeiros pela ULS de Braga, que havia assumido com os profissionais a celebração de um novo contrato a 01/10/2025 e que, no dia 30/09/2025, informou que já não aconteceria", foi solicitada uma "reunião com carácter de emergência", que ocorreu na sexta-feira.

De acordo com o SEP, a dispensa dos profissionais de saúde foi da "inteira responsabilidade" do Conselho de Administração da unidade, que optou por "reavaliar as necessidades" já depois de ter assumido a contratação dos enfermeiros.

"A única opção que detinham era parar o processo de contratação", lê-se, na nota enviada este sábado às redações.

Ainda assim, o sindicato apontou que, "no final da reunião, e após os esclarecimentos do Conselho de Administração, ficou a promessa de que, no prazo de 15 dias, caso os profissionais assim o desejem, todos serão efetivamente contratados".

O SEP reforçou que "sempre defendeu o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e sempre o defenderá, e, como tal, defende o direito dos utentes a um SNS forte e com os profissionais necessários para cuidar da população".

"Desta forma, o foco sempre foi salvaguardar o SNS, os utentes e os postos de trabalho dos profissionais em causa, que muita falta fazem à instituição e aos bracarenses", complementou.

Recorde-se que, na noite de quarta-feira, o SEP acusou o Governo de Luís Montenegro e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, de impedirem a contratação de enfermeiros naquela unidade, alegadamente para "entregar a gestão a uma PPP [parceria público-privada]".

Conselho de Administração já tinha assegurado não ter recebido "qualquer diretriz" da tutela

Na altura, o sindicato esclareceu que, em abril deste ano, foram contratados cerca de 40 enfermeiros "ao abrigo do plano de contingência de verão". Já a 21 de julho, o Conselho de Administração "assumiu que esses enfermeiros seriam essenciais para manter a capacidade assistencial" e deu conta de que tinha "autorização da tutela para prolongar os contratos anteriormente feitos, ao abrigo do Plano de Contingência de Inverno, até perfazerem quatro anos".

"Do que apurámos, a intenção da ULS de Braga seria proceder a novos contratos com estes enfermeiros, que já haviam formalizado a entrega de documentos solicitados pelos Recursos Humanos para assinatura dos novos contratos no dia de hoje [1 de outubro]. Ontem, foram informados, via email, que, por orientação superior, tutela e ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde], não poderiam contratar os enfermeiros em causa", denunciou o SEP.

O Conselho de Administração, por seu turno, esclareceu "que não recebeu qualquer diretriz ou orientação do Ministério da Saúde e da ACSS para suspender processos de celebração de contratos a termo certo", na quinta-feira.

"Os contratos dos profissionais em causa foram celebrados no âmbito do plano sazonal de verão, com a duração de seis meses e termo certo, destinados a reforçar a capacidade assistencial durante este período", apontou, justificando que as dispensas deveram-se a "motivos estratégicos de gestão e de forma a realizar uma reavaliação rigorosa dos custos", para lançar um plano de recrutamento "adequado e sustentável".

Leia Também: SEP acusa ministra de impedir contratações para "privatizar" ULS de Braga

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2864928/uls-de-braga-recua-e-promete-contratar-enfermeiros-dispensados-em-15-dias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes