UGT entrega pré-aviso de greve, mas mantém disponibilidade para diálogo
- 20/11/2025
"Entregámos um pré-aviso de greve, de acordo com a decisão dos órgãos da UGT para 11 de dezembro. Até ao dia 11, estamos totalmente disponíveis para o diálogo e negociação. Estaremos totalmente disponíveis para nos sentar à mesa", afirmou o secretário-geral da UGT, Mário Mourão, que falava aos jornalistas, após a entrega do pré-aviso de greve geral, no Ministério do Trabalho, em Lisboa.
A CGTP e a UGT decidiram convocar uma greve geral para 11 de dezembro, em resposta ao anteprojeto de lei da reforma da legislação laboral, apresentado pelo Governo.
Mário Mourão não colocou de lado a possibilidade de a greve vir a ser desconvocada, tendo em conta que a central sindical apresentou ao Governo algumas propostas para que o pré-aviso fosse levantado.
Em causa está, por exemplo, a disponibilidade do Governo para retirar a proposta que está em cima da mesa.
Contudo, vincou que a central sindical não se opõe a uma reforma laboral, embora tenha ressalvado que o processo não começou bem.
Mourão disse que algumas das questões da reforma laboral que merecem mais preocupação à UGT são o banco de horas, 'outsourcing' (contratação de serviços a uma empresa externa) e os contratos a termo.
"Se nenhuma das partes abdicar não é uma negociação, não é diálogo e provavelmente não haverá acordo", referiu, precisando que as negociações bilaterais ainda decorrem e que é preciso "continuar a partir pedra".
O secretário-geral da UGT esclareceu ainda que nunca esteve em cima da mesa a possibilidade de avançar para dois dias de greve geral e que as negociações têm decorrido dentro da normalidade, apesar dos momentos de tensão.
"Nós tivemos uma proposta depois de a UGT ter anunciado que iria adotar novas formas de luta, incluindo a greve geral. É pena que não tenha surgido uma proposta antes. Uma greve geral é sempre uma das armas que os trabalhadores têm", assinalou.
[Notícia atualizada às 13h53]
Leia Também: Liquidação da Imofundos avança em 2026, garante o Governo















