UE pronta a apoiar a indústria automóvel: "É um orgulho europeu"
- 06/10/2025
Este é um momento importante para a indústria automóvel europeia, que lida com um contexto desafiante. E, da parte da União Europeia, há a garantia de apoio ao setor.
Durante a Italian Tech Week, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: "Estamos prontos para apoiar a indústria automóvel para desenvolver modelos inovadores, que sejam fabricados na Europa e sejam fabricados para as estradas europeias".
A dirigente comunitária falou, depois, do potencial das novas tecnologias para os carros: "A indústria automóvel é um orgulho europeu, e novas tecnologias podem salvar empregos e trazer uma lufada de ar fresco ao setor. Então, o futuro dos carros e os carros do futuro têm de ser produzidos aqui na Europa. Esse tem de ser o nosso objetivo".
Na mesma conferência, Ursula von der Leyen apelou à aposta na condução autónoma, que considera ter potencial para melhorar o tráfego e a segurança rodoviária.
Perante a ameaça dos construtores chineses, com modelos acessíveis, em setembro a mesma líder europeia defendeu que a Europa "deve ter o seu próprio 'E-car'", num modelo que seja ambientalmente sustentável e acessível às pessoas.
O setor automóvel representa milhões de empregos no 'Velho Continente' e é um pilar económico e industrial, pelo que Ursula von der Leyen quer impedir "a China e outros de conquistarem este mercado".
Leia Também: Von der Leyen defende aposta na condução autónoma na Europa