Ucrânia: Rússia devolve mil corpos de soldados ucranianos

  • 20/11/2025

"Hoje, foram realizadas medidas de repatriamento. Mil corpos, apresentados pela parte russa como sendo de militares ucranianos, foram devolvidos à Ucrânia", disse o Centro Ucraniano para os Prisioneiros de Guerra.

 

Um trabalho de identificação dos corpos repatriados será realizado em breve pelos investigadores e peritos do Ministério do Interior, acrescentou, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

O anterior repatriamento do género ocorreu final de outubro e também envolveu mil corpos.

O novo repatriamento eleva para mais de 15.000 os corpos entregues pela Rússia à Ucrânia desde o início do ano.

A Ucrânia restituiu algumas centenas à Rússia no mesmo período.

As trocas de corpos e de prisioneiros de guerra constituem os únicos resultados das negociações entre os dois beligerantes, mais de três anos e meio após o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em fevereiro a um canal de televisão norte-americano que a Ucrânia tinha perdido cerca de 46.000 soldados desde 2022, um número que os analistas consideraram subestimado.

Dezenas de milhares de soldados estavam na altura dados como desaparecidos ou tinham sido feitos prisioneiros pelo exército russo, segundo Zelensky.

Na frente da guerra, a Rússia anunciou que o exército acelerou nas últimas horas o avanço na região ucraniana de Zaporijia (sul) com a tomada de outra localidade na zona.

Trata-se de Vesele, uma localidade situada a 120 quilómetros da capital regional, que se encontra sob controlo de Kiev, segundo um comunicado do Ministério da Defesa russo, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

A Rússia já tinha reivindicado a captura de várias localidades em Zaporijia no fim de semana.

O exército russo também aumentou a pressão sobre os defensores da cidade estratégica de Pokrovsk, em Donetsk (leste), com a tomada de várias localidades nos arredores da cidade e combates de rua no interior.

As forças russas intensificaram as operações ofensivas em Mirnograd, cidade-satélite de Pokrovsk, e repeliram seis ataques ucranianos contra as posições na zona, segundo o boletim de guerra de Moscovo.

Leia Também: Ataque ucraniano afetou distribuição de energia em Kursk, na Rússia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891422/ucrania-russia-devolve-mil-corpos-de-soldados-ucranianos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes