Ucrânia acusa China de fornecer dados à Rússia para lançar ataques

  • 04/10/2025

Em declarações à agência de notícias Ukrinform, o chefe do Serviço de Informações Externas da Ucrânia, Oleg Alexandrov, disse haver "factos que demonstram um alto nível de interação entre a Rússia e a China na realização de reconhecimento por satélite do território da Ucrânia, com o objetivo de identificar e explorar adicionalmente alvos estratégicos" para a destruição do país.

 

"Como vimos nos últimos meses, esses alvos podem pertencer a investidores estrangeiros", afirmou.

Em 21 de agosto, um ataque russo com mísseis destruiu a fábrica norte-americana Flex Electronics em Mukachevo, na Transcarpátia, no sudoeste da Ucrânia.

Até agora, os serviços de informações ucranianos recusaram-se a revelar mais detalhes sobre as instalações que teriam sido atacadas pela Rússia através de dados de inteligência de satélite chineses.

No entanto, Kyiv já denunciou em várias ocasiões o fornecimento de produtos químicos especiais, pólvora e maquinaria para fábricas militares russas.

Oleg Ivashchenko tinha afirmado anteriormente à Ukrinform, no início de 2025, que 80% da eletrónica crítica para os drones russos será de origem chinesa.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já sancionou várias empresas chinesas depois de acusar Pequim de fornecer armas à Rússia e de afirmar que as forças ucranianas detiveram cidadãos chineses a lutar ao lado das tropas russas, algo que o Governo chinês nega.

Leia Também: Ucrânia: Devolvidos 22 menores (levados pelos russos) às famílias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864686/ucrania-acusa-china-de-fornecer-dados-a-russia-para-lancar-ataques#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes