Trump pede que se avance "rapidamente" no plano de paz em Gaza
- 06/10/2025
Donald Trump descreveu as discussões com o movimento islamista palestiniano como "muito positivas".
"Discussões muito positivas ocorreram este fim de semana com o Hamas e países de todo o mundo (árabes, muçulmanos e outros) para libertar os reféns, acabar com a guerra em Gaza e, mais importante, finalmente trazer a tão esperada PAZ no Médio Oriente", disse esta noite o Presidente na sua rede social Truth.
Donald Trump acrescentou sobre as negociações de segunda-feira: "Disseram-me que a primeira fase deverá estar concluída esta semana e estou a pedir a todos que AVANCEM RAPIDAMENTE".
O plano de paz proposto por Donald Trump prevê numa primeira fase uma troca dos 48 reféns, vivos e mortos, por prisioneiros palestinianos, após o que haveria um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, onde mais de 66.000 pessoas morreram em quase dois anos de guerra.
O plano inclui a formação de um governo de transição para Gaza, supervisionado por si e pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, além da possibilidade de negociar no futuro um Estado palestiniano, ao qual o Governo israelita se opõe.
O Hamas exigiu negociar alguns pontos da proposta, tendo o primeiro-ministro israelita respondido que o grupo "tem de aceitar [o plano] na totalidade".
Leia Também: Dezenas de apoiantes pró-Gaza aguardam ativistas no aeroporto de Lisboa