Trump anuncia novas perfurações de petróleo na Califórnia e na Florida

  • 21/11/2025

A indústria petrolífera procura aceder a novas áreas marítimas, incluindo o sul da Califórnia e a costa da Florida, como forma de impulsionar a segurança energética e os empregos nos EUA.

 

O Governo federal não permite perfurações em águas federais no leste do Golfo do México, que inclui a costa da Florida e parte da costa do Alabama, desde 1995, devido a preocupações com derrames de petróleo.

A Califórnia possui algumas plataformas petrolíferas em alto-mar, mas não houve novos arrendamentos em águas federais desde meados da década de 1980.

Desde que assumiu o cargo pela segunda vez, em janeiro, Trump inverteu sistematicamente o foco do ex-presidente democrata Joe Biden na desaceleração das alterações climáticas para procurar o que o republicano chama de "domínio energético" dos EUA no mercado global.

Trump, que recentemente classificou as alterações climáticas como "a maior farsa alguma vez perpetrada contra o mundo", criou um Conselho Nacional de Domínio Energético e instruiu-o a agir rapidamente para impulsionar a produção de energia dos EUA, que já se encontra em níveis recorde, particularmente a de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão e o gás natural.

Entretanto, a administração Trump bloqueou fontes de energia renováveis, como a eólica offshore, e cancelou milhares de milhões de dólares em subsídios que apoiavam centenas de projetos de energia limpa em todo o país.

Ainda antes de ser divulgado, o plano de perfuração offshore enfrentou forte oposição do governador da Califórnia, Gavin Newsom, um democrata que ambiciona uma candidatura presidencial em 2028 e se tornou um dos principais críticos de Trump.

Newsom considerou a ideia "morta ainda antes de nascer" numa publicação nas redes sociais.

A proposta deverá também encontrar oposição bipartidária na Florida.

O turismo e o acesso a praias limpas são partes fundamentais da economia em ambos os estados.

O plano do governo propõe seis leilões de concessões offshore entre 2027 e 2030 em áreas ao longo da costa da Califórnia.

O plano prevê ainda novas perfurações na costa da Florida, em zonas a pelo menos 160 quilómetros da costa do estado.

A área visada para arrendamento é adjacente a uma região no Golfo do México central que já contém milhares de poços e centenas de plataformas de perfuração.

O plano quinquenal prevê ainda mais de 20 leilões de arrendamento na costa do Alasca, incluindo uma área recém-designada conhecida como Alto Ártico, a mais de 320 quilómetros da costa, no oceano Ártico.

O Secretário do Interior, Doug Burgum, afirmou, ao anunciar os leilões, que seriam necessários anos para que o petróleo destas zonas chegasse ao mercado.

"Ao avançarmos com o desenvolvimento de um plano de arrendamento robusto e inovador, estamos a assegurar que a indústria offshore americana se mantém forte, que os nossos trabalhadores mantêm os seus empregos e que a nossa nação continua dominante no setor energético nas próximas décadas", defendeu Burgum em comunicado.

Leia Também: EUA detêm 4 pessoas por contrabando de 'chips' da tecnológica Nvidia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891958/trump-anuncia-novas-perfuracoes-de-petroleo-na-california-e-na-florida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes