Treze pessoas assistidas por inalação de fumo após incêndio na COP30
- 20/11/2025
Em comunicado, a mesma fonte acrescenta que o estado dos 13 feridos está a ser monitorizado e que foi prestado "apoio médico adequado".
A coordenadora da equipa de socorro no local, do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, disse entretanto à Lusa que as vítimas foram rapidamente assistidas pelos 12 profissionais de saúde que se encontravam no recinto.
Amanda Dantas, que remeteu para o Ministério da Saúde mais informações sobre o estado e nacionalidade das vítimas, acrescentou que foram enviados para postos de socorro instalados na COP30.
O incêndio ocorreu perto das 14h00 (17h00 em Lisboa) e, segundo a presidência brasileira da COP30, foi controlado em aproximadamente seis minutos, tendo o espaço sido evacuado "em segurança".
A organização acrescenta que, por precaução, o Governo brasileiro e a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) decidiram conjuntamente fechar temporariamente a 'Blue Zone', onde decorrem as negociações e onde estão os pavilhões dos países, para os bombeiros possam fazer uma "avaliação abrangente de segurança".
A presidência da COP pede às delegações que aguardem novas informações oficiais, que deverão ser transmitidas pelas 20h00, quando o local tiver sido "minuciosamente avaliado e considerado totalmente seguro".
A 'Green Zone', onde decorrem as atividades da sociedade civil, permanece aberta e as atividades continuam como previsto.
A zona institucional da conferência do clima dos oceanos, na COP30, foi hoje à tarde evacuada após um incêndio deflagrar junto ao pavilhão de África.
Imagens do incêndio mostram fortes labaredas a consumir uma parte do pavilhão de África.
A 30.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP30) decorre desde 10 de novembro com encerramento previsto para sexta-feira.
[Notícia atualizada às 21h28]
Leia Também: COP30: Quando fogo começou, houve quem pensasse que gritos eram protesto















