TCP abre na Figueira da Foz estratégia de turismo ativo

  • 09/01/2026

Intervindo na sessão de apresentação do Campeonato Nacional de Estrada, agendado para dia 17 naquela cidade litoral do distrito de Coimbra, sob a égide da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Rui Ventura disse que a presença da entidade regional "tem a ver com a estratégia muito clara de turismo ativo e turismo desportivo" da TCP.

 

"E o protocolo hoje assinado [com a FPA] será o primeiro passo dessa nossa estratégia", vincou o presidente da Turismo Centro de Portugal.

À agência Lusa, Rui Ventura explicou que a TCP irá apoiar financeiramente, este ano, as duas provas de atletismo com 7.500 euros.

Este apoio junta-se ao formalizado, também através de protocolo, entre a Federação Portuguesa de Atletismo e o município da Figueira da Foz, no valor de 22.000 euros, um aumento de dois mil euros face a 2025.

Na sessão, o vereador com o pelouro do Desporto, Manuel Domingues, frisou que a iniciativa, que juntará cerca de 3.000 atletas, federados e não federados, "não é só competitiva, é também de família".

O autarca notou que as duas provas -- com um percurso idêntico de 10 quilómetros (km) pelas marginais atlântica e ribeirinha da cidade -- resultam num "impacto positivo, em época baixa" no município da Figueira da Foz, e foram "um sucesso" em 2025.

Também Domingos Castro, presidente da FPA, evidenciou o caráter familiar de provas do género da Corrida de Reis: "Num ano participa o marido e, no ano seguinte, vêm também a mulher e os filhos", explanou o dirigente desportivo.

A Federação Portuguesa de Atletismo revelou hoje que estão inscritos na Corrida dos Reis participantes de 18 nacionalidades, que esgotaram as 1.000 inscrições disponíveis, pelo que serão disponibilizados, a partir de sábado, mais 300 lugares.

Estas inscrições estarão disponíveis até à próxima quarta-feira, dia 14, caso não voltem a esgotar.

Paralelamente aos Campeonatos Nacionais de Estrada masculino e feminino e à Corrida dos Reis - aberta a atletas não federados (os homens pagam 15 euros e as mulheres 12,5 euros) ou federados, com participação gratuita, que não queiram entrar na prova principal -- decorre uma caminhada com 6,5 km, que utiliza parte do percurso daquelas.

"A caminhada permite que as pessoas desfrutem livremente da zona, com trânsito interrompido", enfatizou Manuel Domingues.

Leia Também: Emprego e turismo a Norte cresceram no terceiro trimestre de 2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2916662/tcp-abre-na-figueira-da-foz-estrategia-de-turismo-ativo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes