Tavares confiante com Hélder Sousa: "O vereador que o Porto merece"

  • 06/10/2025

"Não podia deixar de estar otimista quando vemos uma mobilização tão grande, quando temos um candidato que nos orgulha tanto quanto o Hélder Sousa, que merece ser... Eu até vou reformular a frase: o Porto merece ter um vereador como o Hélder Sousa", considerou Rui Tavares, à margem de uma ação de campanha para as autárquicas de dia 12 no centro da cidade do Porto.

 

Acompanhado por uma comitiva de cerca de duas dezenas de apoiantes, incluindo o candidato Hélder Sousa e os deputados à Assembleia da República eleitos pelo Porto Jorge Pinto e Filipa Pinto, Tavares elogiou a "atenção ao detalhe, o conhecimento da cidade, a vontade de saber respeitar a cultura da cidade" do dirigente do Livre.

Salientando que o Porto "tem tratado bem" o Livre, Tavares disse ter "a certeza absoluta que os portuenses não vão deixar passar esta oportunidade".

Cerca de 48 horas antes, também no Porto, o primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, reiterou a importância de reforçar a visibilidade das polícias e de regular a imigração, dizendo que as políticas do Governo conseguem "entrosar-se" com as de Pedro Duarte (candidato apoiado por sociais-democratas, CDS-PP e IL) que já propôs um "plano especial de reforço da segurança" para a cidade.

 
Interrogado sobre estas declarações, Tavares considerou estar em causa "uma ideia tão pequenina do que pode ser o Porto" e "um debate encerrado em termos que são até de certa forma mesquinhos".

"E o que é preciso é entender no Porto, como aliás noutras cidades em Portugal, a nossa riqueza vem precisamente dessa dinâmica, dessa tensão que nós temos no nosso país entre a pequenez e a grandeza: um país que é relativamente pequeno, mas que tem ligações com o mundo todo", argumentou.

Minutos antes da visita ao centro comercial Stop, situado no centro do Porto, Rui Tavares cruzou-se à entrada com uma comitiva mais pequena de Pedro Duarte.

Os dois cumprimentaram-se e, em conversa, perceberam que tinham encontros marcados para a mesma hora, com entidades diferentes naquele edifício, classificado recentemente como monumento de interesse municipal.

Para o Livre, o Stop é exemplo de uma proposta que quer ver replicada pelo país: as casas da criação, espaços de criação artística com o objetivo de dinamizar comunidades e promover a integração.

Num espaço que junta centenas de artistas da área da música, com inúmeros estúdios, Tavares não resistiu a tocar um pouco de bateria, mas ficou-se por aí.

"A história das últimas décadas da música do Porto é a história das últimas décadas da música portuguesa", enalteceu.

Interrogado sobre o porquê de, ao contrário de Vila Nova de Gaia, onde esteve de manhã, o Livre não se apresentar em coligação à esquerda no Porto, Tavares reiterou que "cada caso é um caso".

"Aqui no Porto nós considerámos que para ter toda esta ambição, para ter este programa avançado, para fazer as coisas à maneira do Livre, esta candidatura era uma candidatura autónoma", salientou.

O porta-voz do Livre respondeu ainda a uma pergunta sobre o facto de o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, ter evitado já por diversas vezes abordar o tema dos quatro portugueses que regressaram de Israel no domingo, dizendo apenas estar satisfeito que estejam "bem de saúde".

Tavares recordou que José Luís Carneiro já foi secretário do Estado das Comunidades e nesse cargo "sempre fez o esforço de acompanhar portugueses no estrangeiro em situações difíceis", manifestando-se certo que faria o mesmo no caso dos portugueses da flotilha.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.

[Notícia atualizada às 20h01]

Leia Também: Raimundo critica "concurso de promessas eleitorais" entre outros partidos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2865835/tavares-confiante-com-helder-sousa-o-vereador-que-o-porto-merece#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes