TAP? Lufthansa também formaliza interesse (a dois dias do fim do prazo)

  • 20/11/2025

"Além da aquisição inicial de uma participação minoritária, o objetivo do processo é estabelecer uma parceria de longo prazo entre o Grupo Lufthansa e a TAP Air Portugal, de forma a assegurar o futuro bem-sucedido da TAP enquanto companhia aérea nacional de Portugal", refere o grupo de aviação em comunicado.

 

O Governo prevê alienar até 44,9% do capital da transportadora aérea, reservando 5% para os trabalhadores, conforme estipulado pela Lei das Privatizações. Caso esta tranche não seja totalmente subscrita, o futuro comprador terá direito de preferência.

Citado no comunicado, o presidente do Conselho Executivo e presidente executivo (CEO) da Deutsche Lufthansa AG afirma que o objetivo do grupo é "reforçar a conectividade global de Portugal, preservar a identidade portuguesa da TAP e garantir o crescimento sustentável da companhia".

"A TAP Air Portugal tem uma grande importância estratégica para a indústria da aviação europeia. Como parceiro de longa data na Star Alliance e tendo em conta os nossos investimentos significativos em Portugal, continuamos a ver o Grupo Lufthansa como o melhor parceiro para a TAP e para Portugal", sustenta Carsten Spohr.

"Uma cooperação reforçaria a posição de Lisboa como 'hub' atlântico na rede do Grupo Lufthansa", refere a empresa alemã, salientando que "a conectividade entre a Europa e outras regiões do mundo, como a América do Sul, África e América do Norte, poderia ser ampliada".

Sustenta ainda que, "enquanto líder global fora dos Estados Unidos, o grupo oferece a dimensão, a experiência e a estabilidade financeira necessárias para criar valor sustentável e fortalecer o papel da TAP Air Portugal como embaixadora do país em todo o mundo".

A operar em Portugal há mais de 70 anos, o Grupo Lufthansa oferece mais de 280 voos semanais de e para Portugal através das suas várias companhias aéreas.

Empregando "mais de 400 profissionais qualificados" no país, prevê aumentar para 1.000 até 2030 com a construção de um novo centro da Lufthansa Technik para reparação de peças de motores e componentes de aeronaves em Santa Maria da Feira.

Assumindo-se como "um motor de consolidação na Europa", o Grupo Lufthansa diz que "reforçou com sucesso" companhias aéreas nacionais como a SWISS, a Austrian Airlines, a Brussels Airlines e, mais recentemente, a ITA Airways, "preservando as suas identidades nacionais".

A partir de 22 de novembro, a Parpública, empresa que gere as participações do Estado, tem um prazo de 20 dias (até 12 de dezembro) para entregar ao Governo um relatório que descreve os interessados que manifestaram interesse e que avalia o cumprimento dos requisitos de participação.

No prazo de 20 dias contados da data da disponibilização do relatório, os interessados que tenham demonstrado o cumprimento dos requisitos são convidados a apresentar uma proposta não vinculativa.

Esta segunda fase do processo, que será dividido em quatro etapas, prevê que a proposta inclua, entre outros, o preço oferecido para a aquisição das ações e a informação sobre a forma de obtenção dos meios financeiros necessários para concretizar a compra.

Podem apresentar candidaturas operadores nacionais ou estrangeiros, individualmente ou em consórcio, desde que cumpram os critérios definidos, incluindo receitas superiores a 5.000 milhões de euros em pelo menos um dos últimos três anos e experiência comprovada no setor da aviação.

As propostas serão avaliadas também pelo reforço da frota, investimento em manutenção e engenharia, aposta em combustíveis sustentáveis, respeito pelos compromissos laborais e visão quanto a um eventual reforço da posição acionista, de acordo com o caderno de encargos publicado recentemente.

Como o Governo anunciou em julho, a privatização da TAP --- que inclui também a Portugália, a Unidade de Cuidados de Saúde TAP, a Cateringpor e a SPdH (ex-Groundforce) --- deverá decorrer ao longo de cerca de um ano, embora o calendário final dependa de autorizações regulatórias.

Além do Grupo Lufthansa, também a Air France-KLM formalizou, na terça-feira, o interesse no processo de privatização da TAP, tendo também já manifestado publicamente vontade de entrar na corrida o International Airlines Group (AG), dono da British Airways e da Iberia.

Leia Também: TAP: Air France-KLM formaliza interesse na privatização antes do fim do prazo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2891360/tap-lufthansa-formaliza-interesse-na-privatizacao-a-dias-do-fim-do-prazo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes