Surpreendente! O corpo reage assim se adicionar colagénio ao café
- 06/02/2026
O colagénio é a proteína natural mais abundante no corpo do ser humano e que dá suporte à pele, ossos, cartilagens, tendões, ligamentos, músculos e unhas.
Apesar de ser algo natural e já produzido pelo nosso organismo, com o tempo, a quantidade de colagénio perde intensidade.
Por esse motivo, os médicos da Very Well Health enumeram alguns benefícios de que pode usufruir se passar a adicionar colagénio em pó às suas bebidas, por exemplo ao café.
Esta substância é vendida em qualquer supermercado ou farmácia e pode ser adquirida com um sabor neutro ou com outros sabores. A mais recomendada é a fórmula sem sabor, assim nem sente que a está a ingerir. Mas os benefícios vai acabar por sentir!
Melhora a saúde da pele
A especialista diz que o colagénio é "essencial para a elasticidade da pele" e pode reduzir o aparecimento de rugas. Tendo em conta que a produção de colagénio diminui com a idade, a suplementação desta proteína torna-se uma mais-valia, sobretudo a partir dos 30 anos.
A par disso, o colagénio também pode ajudar a aumentar a hidratação da pele e melhorando assim a aparência da mesma.
Leia Também: Cuidado! 5 coisas que podem acontecer se tomar demasiado magnésio
Cabelo mais forte e grosso
O colagénio está presente no cabelo, no entanto, em pequenas quantidades. Estudos citados pela mesma fonte revelam que o consumo de suplementos de colágeno pode:
Reduzir a quebra do cabelo
Aumentar o crescimento do cabelo
Melhore a espessura do cabelo
Reduz significativamente as dores nas articulações
"O colagénio tipo II é abundante nas cartilagens e pode ajudar a aliviar dores nas articulações tanto em adultos saudáveis e ativos quanto em pessoas com osteoartrite".
Ossos mais fortes
O colágeno pode desempenhar um papel estrutural nos ossos. Investigações focadas em mulheres pós-menopausa mostraram melhorias na densidade mineral óssea da coluna vertebral após um ano de consumo diário de 5 gramas de colagénio tipo I.
Ajuda na construção de massa muscular
Quando combinado com treino de resistência, o consumo de proteína de colagénio adequada pode "favorecer o aumento da massa muscular ou prevenir a perda muscular", explicam.
Ao adicionar colágeno ao café pode estar a ajudar a atingir as metas indicadas de proteína. No entanto, esta substância não é a fonte de proteína mais eficaz para sustentar o crescimento muscular. Estudos citados pela mesma fonte sugerem que "soro e caseína são mais eficazes para melhorar a massa muscular".
Leia Também: Médica deixa alerta para quem toma suplementos de vitamina D
Quem pode tomar colagénio?
Já experimentou? Saiba que podem existir algumas contraindicações. No geral, qualquer pessoa que queira reforçar a saúde dos seus ossos, pele, cabelo e unhas pode tomar este suplemento. No entanto, é aconselhável falar com um médico para perceber se pode avançar e em que quantidades o deve fazer.
Há grupos de pessoas que devem ter especial cuidado na ingestão deste suplemento:
O colagénio pode não ser muito recomendado a grávidas ou a mulheres em fase de amamentação.
Especialistas também descartam a necessidade de ingestão de colagénio em crianças e adolescentes, visto que o corpo deles ainda o produz de forma natural em bastantes quantidades.
Pessoas com doenças crónicas, como problemas de rins, por exemplo, também devem ter cuidados redobrados. O mesmo se aplica a pessoas com alergias a determinados alimentos, dado que alguns colagénios são provenientes de peixes e carnes.
















