Suíça presta homenagem a vítimas de incêndio em Cras-Montana. As imagens
- 09/01/2026
A Suíça cumpre esta sexta-feira, 9 de janeiro, um dia de luto na nacional após o incêndio que provocou 40 vítimas mortais e 119 feridos num bar da estação de esqui de Crans-Montana, no cantão de Valais.
Pelas 14h00 locais (13h00 em Portugal), os suíços realizaram um minuto de silêncio pelas vítimas do incêndio. Depois, ouviram-se os sinos de igrejas por todo o país.
Foi também realizada uma cerimónia em memória das vítimas em Martigny, uma cidade a cerca de 50 quilómetros de distância de Crans-Montana, que contou com a presença do presidente da Suíça, Guy Parmelin, e dos seus hómologos francês e italiano, Emmanuel Macron e Sergio Mattarella, cujos países perderam nove e seis cidadãos, respetivamente.
Altos representantes da Bélgica, Luxemburgo, Sérvia e União Europeia também participaram no evento, de acordo com a imprensa internacional.
The church bells rang out today across Switzerland for approximately 7 minutes in honour of the victims of the Crans Montana tragedy ️ pic.twitter.com/tHY2PUGcVc
— MD (@mdrecruit2011) January 9, 2026
Durante a cerimónia de homenagem, o presidente da confederação suíça afirmou que o país continua consternado com a tragédia e apelou às autoridades judiciais para que "mostrem as falhas e as sancionem".
"O nosso país está consternado com esta tragédia, curva-se diante da memória daqueles que não estão mais entre nós e está ao lado daqueles que se preparam para iniciar um longo caminho de reconstrução", disse.
Guy Parmelin acrescentou que a esperança repousa agora na capacidade do sistema judicial helvético de "trazer à luz, sem demora nem complacência, as falhas e de as punir".
"É uma responsabilidade moral, além de ser um dever do Estado", afirmou.
De acordo com a imprensa italiana, Sergio Mattarella, escreveu no livro de condolências: "a cerimónia de hoje pela imensa tragédia que se consumou impõe poucas palavras: angústia na memória das vítimas, total solidariedade com os familiares, afetuosa e constante proximidade aos jovens que no hospital lutam para recuperar as suas vidas e justiça pelo que aconteceu".
Ao mesmo tempo que decorria a cerimónia, os proprietários do bar onde ocorreu o desastre - um casal de cidadãos franceses - depunham pela primeira vez perante as autoridades helvéticas, na cidade de Sion, e, no final de seis horas de interrogatório, a procuradora decretou a prisão preventiva de um dos donos do estabelecimento, Jacques Moretti, por potencial risco de fuga.
A cerimónia ocorreu no mesmo dia em que os proprietários do bar La Costellation, onde ocorreu a tragédia, foram interrogados pelo Ministério Público. Jacques e Jessica Moretti enfrentam acusações de homicídio por negligência e o homem ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
O incêndio, recorde-se, ocorreu na noite de Ano Novo e foi provocado, segundo um inquérito realizado pelas autoridades suíças, por velas que libertam faíscas, que entraram em contacto com o teto. Os clientes do bar, maioritariamente adolescentes e jovens adultos, ficaram cercados pelas chamas.
O inquérito das autoridades suíças vai investigar a conformidade dos trabalhos realizados pelo casal Moretti em 2015, os materiais utilizados, as vias de socorro e saída, os meios de extinção, bem como o respeito das normas em matéria de incêndio, em particular a colocação de um teto falso com material insonorizante, que parece ter-se incendiado rapidamente.
As autoridades comunais admitiram que não foram feitos controlos de segurança e incêndio ao estabelecimento entre 2020 e 2025.
Entre o total de 40 vítimas mortais, há registo de uma portuguesa, identificada como Fanny Pinheiro Magalhães, de 22 anos, natural de João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira.
Esta sexta-feira, a Assembleia da República aprovou um voto de pesar pela morte da jovem portuguesa. Segundo a nota de pesar, Fanny residia com a família em Cras-Montana e "tinha terminado recentemente os estudos para ser professora".
Pode ver as imagens das homenagens na galeria acima.
















