Sonho continua vivo. Portugal despacha Suíça e alcança 'meias' do Mundial

  • 21/11/2025

Está dado mais um passo na caminhada positiva das cores nacionais no Qatar. A seleção sub-17 qualificou-se, ao início da tarde desta sexta-feira, para as meias-finais do Campeonato do Mundo de sub-17, ao vencer a Suíça, por 2-0, nos quartos de final da prova.

 

No campo número 2 do Aspire Academy, em Doha, os comandados de Bino Maçães partiam em busca de alcançar pela primeira vez às meias-finais de um Mundial nesta categoria. A disputar pela terceira vez os quartos de final do Mundial de sub-17, tal como aconteceu em 1995 e 2003, a equipa das quinas tinha sido eliminada nesta fase em ambas as ocasiões.

No que ao jogo jogado diz respeito, foi a seleção lusa a primeira a criar perigo no Qatar. Logo à passagem dos dois minutos de jogo, Daniel Banjaqui tirou o centro, com a bola a sobrar para José Neto. Ainda assim, o remate cruzado deste último passou a centímetros do poste esquerdo de Brogli.

Depois de um remate de Ethan Bruchez que foi à figura de Romário Cunha, aos 21 minutos, as emoções soaram nos dois lados. Primeiro, e para as cores portuguesas, Bernardo Lima isolou Anísio Cabral, e o avançado português rematou para apertada defesa do guardião helvético. Do lado oposto, Mladen Mijalovic rematou para defesa de Romário Cunha.

Nem três minutos tinham passado e a equipa das quinas voltava a criar perigo. Ao minuto 24, Steven Manuel apareceu no centro da área sem marcação, mas atirou por cima. Logo de seguida, em cima do minuto 28, um remate de Steven Manuel desviou no defesa suíço e quase trai o guarda-redes, mas sai para fora.

Pouco depois da meia hora de jogo, Bernardo Lima desviou de cabeça um canto ao segundo poste, mas a bola saiu por cima. Portugal tanto que tentava marcar um golo que chegou finalmente à vantagem, aos 41 minutos. Anísio Cabral dominou de peito no centro da área, deixando a bola pronta para Mateus Mide inaugurar o marcador.

E se marcar ao final da primeira parte foi do melhor, o que dizer do início do segundo tempo com novo golo para as cores nacionais. Na sequência de um cruzamento do lado direito, a bola atravessou toda a área e chegou aos pés de José Neto. O internacional dominou rematou forte de pé esquerdo para um golaço aos 53 minutos.

Portugal ia tentando marcar mais um golo e esteve perto de alcançá-lo ao minuto 71. Tomás Soares combinou com Anísio Cabral pela esquerda e atirou cruzado. Noah Brogli agarrou a dois tempos. De seguida, Nevio Scherrer encontrou espaço no corredor central e atirou de fora de área para fora do terreno de jogo.

Aos 81 minutos, Romário Cunha exibiu-se a bom nível. Mladen Mijailovic trocou as voltas a José Neto e atirou de pé direito para defesa de Romário Cunha. De seguida, a Suíça pediu assistência de vídeo por conta de uma grande penalidade, mas o árbitro assim não entendeu. Já perto do apito final, Tomás Soares atirou do meio da rua para defesa de Brogli.

Portugal atinge, desta forma, as meias-finais de um Campeonato do Mundo sub-17 pela primeira vez. O próximo adversário será o Brasil, que derrotou a congénere de Marrocos nesta sexta-feira, por 1-2.

[Notícia atualizada às 17h51]

Leia Também: Portugal enfrenta Suíça à procura de um lugar nas 'meias' do Mundial

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2892384/sonho-continua-vivo-portugal-despacha-suica-e-alcanca-meias-do-mundial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes