'Sismo financeiro' é oficial. Conheça as novas regras da Premier League

  • 21/11/2025

A Premier League anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã desta sexta-feira, que os clubes que nela militam votaram favoravelmente à introdução do "Rácio de Custo do Plantel" e do programa de "Sustentabilidade e Resiliência Sistemáticas", já a partir da próxima temporada de 2026/27.

 

O sistema de "Ancoragem de Cima a Baixo" foi vetado, mas, ainda assim, a verdade é que está já em vista uma autêntica 'revolução' naquele que é o principal escalão do futebol inglês, um dos que mais milhões investe em reforços, todos os anos, com o objetivo de "promover a oportunidade para que todos os clubes aspirem a alcançar um maior sucesso, ao mesmo tempo que protege o equilíbrio competitivo e a natureza apelativa" da prova.

O "Rácio de Custo do Plantel", explica o organismo, "é uma regulação financeira que limita os gastos dos clubes da Premier League em campo a 85% das receitas relacionadas com o futebol e aos lucros/perdas líquidas provenientes da venda de jogadores", sendo este cálculo feito "uma vez por ano, em março, após a janela de transferências de inverno, havendo, também, uma monitorização, em outubro".

"O custo dos plantéis contempla os ordenados de jogadores e treinador principal, as comissões pagas a agentes e a amortização ou défice de verbas de transferências. A amortização, no futebol, é o processo de diluição do custo de transferência de um jogador ao longo do contrato, enquanto que o défice, neste contexto, significa se o valor do registo de um jogador é menor do que aquilo que foi, originalmente, pago, devido a uma série de fatores, como lesões, rendimento ou despromoção", pode ler-se.

Caso o balanço entre receitas e gastos de um clube for igual ou inferior a 85%, este está "de acordo e não será necessária ação posterior". Se estiver entre os 85% e os 115%, "o clube será sujeito ao Teste de Confirmação de Contas", correndo o risco de ser alvo de "uma multa". Se um clube superar este mesmo limite aceitável de 115%, "irá ser condenado a uma sanção desportiva".

Afinal, o que é o programa de "Sustentabilidade e Resiliência Sistemáticas"?

O programa de "Sustentabilidade e Resiliência Sistemáticas", explica a Premier League, contempla "três testes que serão aplicados ao longo da temporada, com o objetivo de apoiar a sustentabilidade financeira de todos os clubes, a curto, médio e longo prazo, na ótica da estabilização financeira da competição.

Este processo passa por um "Teste de Capital Funcional", um "Teste de Liquidez" e um "Teste de Equidade Positiva", que serão levados a cabo no dia 7 de julho de cada ano, existindo a possibilidade de serem levados a cabo dossiês de acompanhamento, ao longo de cada temporada. Os clubes que 'chumbarem' terão de "realizar alterações para melhorar a posição financeira".

"Se um clube não submeter o plano de negócios requerido, ou se o submetido não satisfazer a Premier League, a direção poderá impor qualquer uma das medidas definidas em lista sobre um clube, incluíndo exigir que o clube procura a aprovação da direção para registar novos contratos, exigir que adira a um limite de gastos ou que exerça os seus poderes disciplinares", remata.

Leia Também: "Não se riam". Os dados que apontam Amorim à conquista da Premier League

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2892234/sismo-financeiro-e-oficial-conheca-as-novas-regras-da-premier-league#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes