Síria: Exército retoma bombardeamento de bairro da minoria curda em Alepo

  • 09/01/2026

Os confrontos, que já fizeram pelo menos 21 mortos desde terça-feira, são os mais graves nesta importante cidade da Síria, num conflito entre o governo central e os curdos, uma significativa minoria étnica que controla parte do norte do país. 

 

Os combates obrigaram dezenas de milhares de civis a fugir, estimando a ONU que pelo menos 30 mil famílias tenham sido deslocadas. 

Um cessar-fogo tinha sido anunciado na manhã de hoje pelas autoridades, que afirmaram que os combatentes curdos cercados nos bairros de Sheikh Maqsoud e Ashrafieh seriam evacuados para a região autónoma curda no nordeste do país. 

Durante o dia, o exército permitiu que os civis que desejassem fugir utilizassem dois corredores humanitários. 

As autoridades chegaram a disponibilizar autocarros para retirar os combatentes, mas estes anunciaram que recusavam qualquer "rendição" e disseram que queriam defender os seus bairros. 

O exército sírio anunciou então que iria retomar o bombardeamento de "posições militares" em Sheikh Maqsoud, instando os residentes a deixarem a zona. 

O Ministério da Defesa afirmou que um depósito de munições numa das posições foi destruído. 

Um correspondente da AFP no local relatou hoje ao final do dia um intenso bombardeamento de artilharia e tiroteios. 

O exército anunciou que três soldados foram mortos pelas forças curdas e anunciou "o início de operações de varrimento" para procurar combatentes no bairro de Sheikh Maqsoud, antes de o entregar às forças de segurança. 

Os curdos anunciaram ao final da tarde que o bairro estava a ser "fortemente bombardeado por fações leais ao governo de Damasco".  

As forças de segurança curdas afirmaram ter repelido duas tentativas de ataque de "grupos armados afiliados ao Governo" contra Sheikh Maqsoud. 

Em comunicado, as forças curdas acrescentaram que o bairro está sob "bombardeamento contínuo" pelo quarto dia consecutivo por fações alinhadas com Damasco. 

A violência eclodiu na terça-feira na segunda maior cidade síria, no quadro de confrontos entre combatentes curdos e o Exército, enquanto ambas as partes tentam aplicar um acordo assinado em março do ano passado para integrar as instituições da administração autónoma curda e as suas forças armadas no novo Estado sírio. 

Leia Também: Síria ordena evacuação de bairro curdo em Alepo apesar de cessar-fogo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916867/siria-exercito-retoma-bombardeamento-de-bairro-da-minoria-curda-em-alepo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes