SATA formaliza Tiago Santos como presidente desde 1 de janeiro

  • 08/01/2026

"Por decisão em assembleia-geral da SATA Holding, S.A. datada de 29 de dezembro de 2025, o Conselho de Administração para o mandato em curso (triénio 2024/2026), com efeito a 01 de janeiro de 2026" passou a ser liderado por Tiago Alexandre Carvalho dos Santos, refere o comunicado.

 

A SATA lembra, na nota, que Rui Miguel Furtado Coutinho, apresentou, em 01 de dezembro de 2025 a "carta de renúncia às funções de presidente do Conselho de Administração da SATA Holding S.A., com efeito a 01 de janeiro de 2026".

Os vogais da administração são Sandro Manuel Botelho Raposo e Bernardo António Oliveira, com João Crispim de Carvalho Lourenço Borges da Ponte como vogal não executivo.

Rui Coutinho apresentou a demissão do cargo em dezembro, revelou, nessa altura, à Lusa o Governo dos Açores, tendo nomeado o diretor financeiro, Tiago Santos, para a liderança do grupo de aviação.

"O Governo Regional dos Açores informa que o presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, Rui Coutinho, apresentou o seu pedido de demissão, com efeitos a 01 de janeiro de 2026, invocando razões profissionais", avançou o Governo dos Açores, em resposta por escrito enviada à agência Lusa.

O executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que a nomeação do atual diretor financeiro do grupo Tiago Santos para a presidência do Conselho de Administração visa "assegurar a necessária continuidade e estabilidade" no grupo.

"A nomeação de Tiago Santos, enquanto membro do atual órgão executivo e profundo conhecedor dos mecanismos financeiros, operacionais e estratégicos do Grupo, visa garantir a prossecução rigorosa das medidas previstas no Plano de Reestruturação, nomeadamente a alienação da Azores Airlines e do Handling", justifica o Governo açoriano.

Rui Coutinho tinha sido indicado para presidente da SATA em junho de 2024 após a saída de Teresa Gonçalves, que se demitiu em 09 de abril do ano passado e que tinha substituído Luis Rodrigues em abril de 2023.

Tiago Santos, que integrou a administração da SATA em julho de 2024, é economista, foi membro do Conselho de Administração e diretor financeiro da Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo e Soflusa entre 2015 e 2016, funções que também ocupou na empresa Oitante, entre 2016 e 2018.

Foi ainda assessor do ministro da Saúde Paulo Macedo (2011 a 2015) e do secretário de Estado do Tesouro e Finanças (2010 e 2011) e administrador da consultora COBA.

A mudança na administração na SATA acontece numa altura em que está em curso o processo de privatização da Azores Airlines, companhia do grupo responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior.

O consórcio Atlantic Connect Group apresentou em 24 de novembro uma proposta de 17 milhões de euros por 85% da capital social da Azores Airlines, tendo o Governo dos Açores solicitado à Comissão Europeia a prorrogação do prazo para a privatização da companhia até 31 de dezembro de 2026.

A proposta está a ser analisada pelo júri do concurso, liderado pelo economista e professor universitário Augusto Mateus.

Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

Leia Também: Comissão Europeia prolonga prazo de alienação de ativos da TAP e SATA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2916089/sata-formaliza-tiago-santos-como-presidente-desde-1-de-janeiro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes