Saiba quanto tempo pode durar a bateria de um carro elétrico
- 06/10/2025
Os automóveis elétricos têm as baterias como componente essencial, sendo lá armazenada a energia para o motor ou motores funcionarem. Mas, como qualquer componente, estão sujeitas ao desgaste com o passar do tempo, utilização e carregamentos, perdendo capacidade gradualmente. E a substituição pode sair cara.
Se vai comprar um automóvel elétrico poderá, então, ter uma dúvida importante: quanto tempo irá durar a bateria? As garantias de bateria disponibilizadas pelos fabricantes costumam cobrir oito anos ou 160 mil quilómetros percorridos (o que for alcançado primeiro).
Segundo a Geotab, em média as baterias perdem 1,8 por cento de capacidade por cada ano de condução - uma melhoria considerável em 2024 face a 2019, quando o valor era de 2,3 por cento por ano.
Foram analisadas 10.000 viaturas, estimando-se que a maioria das baterias pode durar 15 a 20 anos a este ritmo de degradação - que, como é natural, pode variar consoante as condições de utilização.
Fatores de degradação
Há fatores que podem prejudicar a vida útil da bateria, como recorrer demasiado a carregamentos rápidos, ciclos de energia, utilizar o automóvel com níveis de carga demasiado baixos ou altos (manter, idealmente, entre os 20 e 80 por cento) e condições meteorológicas extremas.
Independentemente do tipo de uso, com o tempo as baterias tendem a desgastar-se e a perder a capacidade original. Há, também, alguma variabilidade consoante o tipo de composição química.
A análise sugere que os automóveis elétricos mais usados não mostram uma degradação da bateria significativamente maior face àqueles que são menos utilizados.
A Geotab fala de uma "degradação mais ou menos linear" como a situação mais frequente, embora seja de esperar que o processo não seja linear: ou seja, depois de um declínio inicial, a degradação continua "a ritmo muito mais moderado", antes de uma quebra considerável perto do fim de vida.
Como saber o estado da bateria?
O 'state of health', ou SOH, é o estado de saúde da bateria. Este indicador mede a quantidade de energia que pode ser fornecida pela bateria, começando nos 100 por cento da capacidade quando são novas. Ou seja, uma bateria de 60 kWh a 90 por cento, já seria como uma bateria de 54 kWh.
Há serviços de análise à condição da bateria de um carro elétrico disponíveis, como por exemplo junto da Dekra em resultado de uma parceria com a associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) ou o Verificar da Controlauto.
Leia Também: A tecnologia que promete bateria do mesmo tamanho com autonomia 50% maior