"Sá Carneiro defendeu um Governo e um Presidente em sintonia"

  • 08/01/2026

Num jantar-comício da campanha presidencial em Torres Novas, distrito de Santarém, Leonor Beleza dirigiu-se aos que pensam ter "uma linha direta" com o fundador do PSD e antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, e que questionaram a independência de Luís Marques Mendes "por causa da ligação que ele tem ao PSD e pelo facto de ser apoiado pelo PSD", bem como a presença do líder social-democrata e primeiro-ministro na campanha.

 

"Será que é preciso lembrar a eles todos que o doutor Francisco Sá Carneiro defendeu um Governo, um Presidente em sintonia, que ele considerava que isso era indispensável para ele poder cumprir o seu programa de Governo?", questionou, lembrando também que o antigo primeiro-ministro morreu durante uma campanha presidencial.

A também primeira vice-presidente do PSD considerou que "evocar Francisco Sá Carneiro e evocar que há alguém que está em sintonia ou que é suposto estar em sintonia com o Governo e não pode ser um Presidente da República independente é não ter ideia nenhuma, nem sobre a realidade das coisas, nem sobre uma pessoa que desapareceu há anos e que continua a ser um exemplo de como se faz política, de como se mudam as cosias e de como se tenta convencer as pessoas a avançar no caminho do progresso e da liberdade".

Leonor Beleza defendeu igualmente que "é muito importante para o país que o atual Governo seja um governo de legislatura, e que os portugueses que escolheram este Governo possam saber que ele vai cumprir a legislatura e cumprir o seu programa".

"Eu julgo que só há um candidato à Presidência da República que é verdadeiramente garante do Governo de legislatura, e esse candidato chama-se Luís Marques Mendes. E essa é uma das razões pelas quais ele tem o meu apoio e pelas quais eu acredito que é muito importante que possamos acordar daqui a alguns dias e saber que Luís Marques Mendes é o novo Presidente da República", salientou.

A presidente da Comissão de Honra da candidatura de Marques Mendes a Presidente da República nas eleições de 18 de janeiro criticou também aqueles que "parece que têm uma linha direta com o doutor Francisco Sá Carneiro e que discutem quem está mais próximo das ideias dele, quem materializa melhor aquilo que ele faria, quem é que tem a linha mais direta".

"Até ouvimos alguém dizer que se o doutor Francisco Sá Carneiro fosse vivo, votava no Chega. É preciso ou ser muito ignorante sobre quem era Francisco Sá Carneiro, ou apostar na ignorância de todos os outros sobre quem é que ele era", salientou, numa referência a declarações do também candidato presidencial e líder do Chega, André Ventura.

A apoiante destacou ainda "a independência" de Luís Marques Mendes, e assinalou que ele é conhecido dos portugueses, primeiro pelos cargos que exerceu e, mais recentemente, também pelos comentários televisivos.

"Sabemos muito bem que uma pessoa com este nível de exposição ao longo destes anos todos só não se torna conhecida, só não se torna próxima, daqueles que não querem ouvi-lo ou que não querem prestar atenção", defendeu.

Nesta intervenção no jantar com apoiantes que decorreu no Centro Social Cultural e Recreativo de Liteiros, a vice-presidente do PSD elogiou o candidato e referiu que "é um homem que lutou e luta por regras decentes, como fez quando era líder partido, e impediu que certos factos acontecessem porque havia dúvidas sobre o caráter de determinadas pessoas". 

"É bom lembrar isso agora, também porque em virtude disso que nessa altura aconteceu, é possível explicar hoje atitudes de algumas pessoas", acrescentou.

E considerou que "colocar dúvidas ao nível da ética numa pessoa que deu provas públicas de ser extremamente exigente nesse domínio é profundamente injusto e é apenas explicável porque em ambiente de campanha eleitoral as pessoas por vezes dizem coisas que estão para além de tudo em que podemos verdadeiramente acreditar".

Leia Também: Sá Carneiro? Almirante atira farpa a Mendes: "Tem prioridades invertidas"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916164/leonor-beleza-afirma-que-sa-carneiro-defendia-sintonia-entre-belem-e-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes