Ryanair? Governo "surpreendido". "Taxa nos Açores é mais baixa da Europa"

  • 20/11/2025

Em resposta escrita à Lusa, fonte oficial do Ministério das Infraestruturas afirmou que, na sequência do comunicado da Ryanair sobre o alegado impacto das taxas aeroportuárias no encerramento da sua operação nos Açores a partir de março de 2026, não podem "deixar de expressar surpresa face às afirmações transmitidas pela companhia aérea".

 

O ministério liderado por Miguel Pinto Luz contrapôs que "a taxa de rota aplicada aos Açores é a mais baixa da Europa e que a taxa de terminal se situa entre as mais reduzidas".

Segundo a mesma fonte, "as taxas de navegação aérea, cobradas pela NAV e que incluem a taxa de rota e de terminal, são calculadas de acordo com um mecanismo definido pela EUROCONTROL, comum a todos os Estados-Membros, e resultam diretamente dos custos operacionais e, de forma geral, do volume de tráfego".

A tutela acrescentou que "a taxa de terminal tem registado uma trajetória descendente desde 2023, passando de aproximadamente 180 euros para os atuais 163 euros".

Quanto às taxas cobradas pela ANA - Aeroportos de Portugal, o Governo sublinhou que "a proposta de taxas reguladas para 2026 não prevê qualquer aumento face a 2025, mantendo-se nos 8,14 euros por passageiro desde 2024, o que coloca Portugal entre os países com taxas aeroportuárias mais competitivas da Europa".

A ANA também já reagiu, destacando que a "declaração da Ryanair constitui uma surpresa, sendo as recentes conversas com a companhia irlandesa orientadas no sentido de aumentar, e não reduzir a sua oferta de voos para Ponta Delgada".

Açores? ANA diz que

Açores? ANA diz que "conversas recentes" com Ryanair indiciavam reforço

A ANA - Aeroportos de Portugal disse que o anúncio da Ryanair, de que vai encerrar os voos para os Açores, é uma "surpresa", revelando que "as recentes conversas" estavam "orientadas no sentido de aumentar, e não reduzir" a oferta.

Lusa | 15:12 - 20/11/2025

Já a mesma fonte do Governo recordou ainda que "a Ryanair sempre contou com apoio e valorização por parte do país à sua operação nos Açores, o que se refletiu em dezenas de milhões de euros em incentivos ao tráfego atribuídos ao longo dos últimos anos através de diversos programas, refletindo o empenho contínuo na promoção da conectividade aérea da Região Autónoma".

O ministério destacou também que "Açores continuam a afirmar-se como um destino de excelência, com o ano de 2025 a ser considerado um "ano de ouro" com receitas de turismo a crescer 10% no primeiro semestre de 2025, face ao período homólogo e com um aumento consistente do número de passageiros, refletindo a competitividade e atratividade da região"

Perante estes dados, concluiu que "o conteúdo do comunicado da Ryanair não pode ser considerado condicente com o crescimento do turismo, com as taxas praticadas ou com os apoios atribuídos a esta companhia ao longo dos últimos anos".

A Ryanair anunciou hoje "que irá cancelar todos os voos de/para os Açores a partir de 29 de março de 2026, devido às elevadas taxas aeroportuárias (definidas pelo monopólio aeroportuário francês ANA) e à inação do Governo português, que aumentou as taxas de navegação aérea em +120% após a Covid e introduziu uma taxa de viagem de dois euros, numa altura em que outros Estados da União Europeia (UE) estão a abolir taxas de viagem para garantir o crescimento de capacidade, que é escasso".

A Ryanair defende que o Governo "deve intervir e garantir" que os aeroportos nacionais - "uma parte crítica da infraestrutura nacional, especialmente numa região insular como os Açores - sirvam para beneficiar o povo português e não um monopólio aeroportuário francês".

Ryanair anuncia fim dos voos para os Açores a partir de março

Ryanair anuncia fim dos voos para os Açores a partir de março

A Ryanair anunciou, esta quinta-feira, que vai cancelar todos os voos de e para os Açores, a partir de 29 de março de 2026, devido às "elevadas taxas aeroportuárias" e à inação do Governo português".

Beatriz Vasconcelos com Lusa | 11:52 - 20/11/2025

Assim, consideram que a competitividade de regiões europeias mais remotas como os Açores está a ser prejudicada pelo que apelidam de taxas ambientais anticoncorrenciais da União Europeia.

[Notícia atualizada às 16h28]

Leia Também: Açores? ANA diz que "conversas recentes" com Ryanair indiciavam reforço

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2891655/ryanair-governo-surpreendido-taxa-nos-acores-e-mais-baixa-da-europa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes