Rússia acusou EUA de provocarem tensões com apreensão de petroleiro

  • 08/01/2026

Moscovo, 08 jan 2026 (Lusa) - A diplomacia da Rússia acusou hoje os Estados Unidos de fomentarem tensões militares e políticas após a apreensão de um petroleiro ligado a Moscovo no Atlântico Norte.

 

A apreensão do navio, com pavilhão russo, ocorreu no âmbito do bloqueio imposto por Washington às exportações de petróleo venezuelano.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou a Administração norte-americana de estar disposta a provocar graves crises internacionais.

"É lamentável e alarmante", referiu o comunicado divulgado hoje pela diplomacia de Moscovo acrescentando que as ações "perigosas e irresponsáveis" dos Estados Unidos contaram com a cumplicidade do Reino Unido.

Na quarta-feira, o Ministério da Defesa britânico indicou que prestou apoio operacional aos Estados Unidos na apreensão, no Atlântico Norte, de um petroleiro ligado à Rússia e que era perseguido durante vários dias pela Guarda Costeira norte-americana.

"As Forças Armadas britânicas prestaram apoio operacional planeado (...) às forças militares norte-americanas que intercetaram o 'Bella 1' (recentemente renomeado 'Marinera') entre o Reino Unido e a Islândia", afirmou o ministério em comunicado.

Especificamente, as forças britânicas proporcionaram às autoridades norte-americanos acesso a pelo menos uma base aérea sendo que um navio de abastecimento prestou apoio às forças norte-americanas enquanto perseguiam e intercetavam o petroleiro, explicou ainda o ministério da Defesa britânico.

O petroleiro renomeado "Marinera", atualmente com pavilhão russo, foi localizado na Zona Económica Exclusiva da Islândia ao início do dia de quarta-feira, após atravessar o Oceano Atlântico em águas internacionais, de acordo com dados de rastreio marítimo da agência Bloomberg.

O navio estava a ser perseguido pela Guarda Costeira norte-americana desde 21 de dezembro do ano passado, enquanto seguia para a Venezuela, no âmbito do bloqueio imposto por Washington aos petroleiros ligados a Caracas.

Segundo o portal especializado TankerTrackers, o navio não transportava qualquer carga.

Leia Também: Rússia exige tratamento digno para tripulação de petroleiro intercetado pelos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2915730/russia-acusou-eua-de-provocarem-tensoes-com-apreensao-de-petroleiro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes