Rui Tavares ouviu "saudações democráticas" de comitiva jovem do PSD/CDS

  • 05/10/2025

Pelas 09h30 da manhã, cerca de uma dezena de apoiantes da coligação "Futuro em Comum", que junta Livre, BE e PAN à autarquia de Cascais, juntaram-se hoje à porta do recinto da Feira da Adroana, em Lisboa.

 

Enquanto o porta-voz do Livre Rui Tavares aguardava pela chegada da dirigente do BE Marisa Matias, várias bandeiras verdes, azuis e vermelhas com o símbolo da coligação CDU, que junta PCP e PEV, chegaram ao mesmo local.

Tavares aproveitou o compasso de espera para cumprimentar Carlos Rabaçal, candidato à autarquia pela coligação comunista e, momentos depois, foi abordado por Eva Brás Pinho, deputada do PSD no parlamento, que surgiu com uma camisola de apoio a outra coligação: "Viva Cascais", que junta sociais-democratas e CDS-PP e é encabeçada por Nuno Piteira Lopes.

Usando camisolas azuis, e com uma aparelhagem ruidosa, os apoiantes sociais-democratas e centristas, na sua maioria jovens, animaram o ambiente e entraram no recinto da feira, com a música ainda a fazer-se ouvir enquanto Tavares e Marisa Matias faziam declarações à imprensa.

Em território de direita, onde o autarca Carlos Carreiras termina o seu último mandato, Tavares defendeu que Cascais "precisa de ter uma política que seja mais plural e também mais equilibrada".

"Temos tido uma política em Portugal que está mais enviesada à direita desde as últimas eleições do 18 de maio e o que nós temos que fazer é, em campanha eleitoral, reconhecendo a legitimidade do voto de eleições passadas, pedir aos eleitores para reequilibrarem a política e termos uma política que seja mais progressista", apelou.

Tanto o porta-voz do Livre, como a dirigente do BE Marisa Matias, manifestaram-se confiantes na eleição de Alexandre Abreu, que encabeça a lista da coligação à câmara, e de Safaa Dib, 'número um' para a Assembleia Municipal.

Interrogada sobre se estas eleições autárquicas assumem particular importância para o BE após uma série de resultados eleitorais mais desfavoráveis, Marisa Matias respondeu que "todas as eleições são importantes".

"O cenário político do país está em reconfiguração e temos a obrigação, creio que a nível local também, que é o nível de maior proximidade com as populações, de apresentar soluções para os problemas que as pessoas estão a enfrentar", alertou.

Finalizadas as declarações, Tavares e Marisa Matias seguiram à caça de votos pelo recinto.

Logo à entrada, 'esbarraram' contra outra comitiva, desta vez do PS, com Tavares a cumprimentar Marcos Perestrello, vice-presidente da Assembleia, que lhe perguntou em tom de brincadeira se queria um folheto dos socialistas, onde se candidata João Ruivo.

Mais à frente, ao olhar para o folheto da coligação, com a cara de Alexandre Abreu, uma das freguesas confessou a Marisa Matias: "Ontem disse ao meu marido, vou votar neste rapaz que ele é bonito".

"Não questionamos as razões", gracejou Marisa Matias.

Tavares seguiu caminho e cruzou-se com a banca de Anacleto, um vendedor cigano que não poupou nas críticas ao Chega e a André Ventura.

"Vamos apanhar o autocarro dos ciganos, vou para a minha terra, não sei qual é, mas pode ser que ele saiba", ironizou.

Anacleto, que disse estar em Portugal "há dez gerações", acusou Ventura de "não ter respeito por ninguém" e deu como exemplo as várias comitivas que estavam presentes na feira.

"Isto é que eu gosto de ver, isto é que é democracia. Agora ele está quatro horas na televisão para mostrar que é bom", criticou, com Tavares a concordar que Ventura incita à divisão.

Ao longe, ouviam-se adaptações de cânticos habitualmente entoados em estádios de futebol, vindos dos 'camisolas azuis' apoiantes da coligação PSD/CDS.

Não tardou até Tavares se cruzar com Nuno Piteira Lopes, que cumprimentou e a quem disse "Viva a República!", uma vez que hoje se assinala o 115.º aniversário da implantação da República.

"Saudações democráticas, saudações democráticas, saudações democráticas", ouviu-se em uníssono, vindo da comitiva jovem do PSD/CDS, que rodeou Rui Tavares, já mais distanciado da sua comitiva.

"Consigo ouvir um 'Viva a República!'"?, desafiou Tavares, que foi brindado pelos jovens com o cântico pedido antes de seguir direto para a cerimónia comemorativa do 05 de Outubro, por ser vereador na capital.

Leia Também: Mariana Leitão acusa Rui Tavares de ter "discurso sonso"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2865087/rui-tavares-levou-saudacoes-democraticas-de-comitiva-jovem-do-psdcds#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes