Rui Costa acusado de "meter dinheiro em cima dos problemas" do Benfica
- 08/01/2026
Jaime Antunes, antigo vice-presidente do Benfica, concedeu, esta quinta-feira, uma entrevista ao programa 'Bola Branca' da Rádio Renascença, na qual apontou Rui Costa como o culpado pela derrota sofrida na véspera, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, perante o Sporting de Braga, por 1-3, que ditou o afastamento das meias finais da Taça da Liga.
"A responsabilidade é sempre do presidente. É ele que lidera o clube, escolhe o treinador, decide sobre os investimentos nos jogadores e, portanto, a bem ou a mal, a responsabilidade é do presidente", começou por afirmar aquele que foi, também, administrador da SAD encarnada, cargo do qual apresentou a demissão, há, sensivelmente, um ano, em 'rota de colisão' com o entretanto reeleito presidente.
Para o agora comentador desportivo, "o problema no Benfica não tem que ver com o jogador A, B ou C ou o treinador A, B ou C", mas sim com "estratégias erradas", pelo que o diagnóstico é claro: "Mete-se dinheiro em cima dos problemas sem haver uma estratégia que resolva os problemas no Benfica".
"Claro que estou preocupado. Não é aceitável chegarmos ao mês de janeiro e o Benfica estar a 10 pontos do líder no campeonato, com dificuldades na passagem à fase seguinte da Champions, estar fora da Taça da Liga e vamos ver na Taça de Portugal", acrescentou.
"Ruben Amorim? Neste momento, não tem sentido"
Jaime Antunes aproveitou, ainda, a ocasião para sair em defesa do treinador português José Mourinho, apoiando, inclusive, as críticas tecidas publicamente pelo próprio aos jogadores, que obrigou, inclusive, a passarem a noite no Benfica Campus, no Seixal, de olhos postos no Clássico dos quartos de final da Taça de Portugal, diante do FC Porto.
"Vimos o treinador a falar em todas as conferências de imprensa que não tem recursos para fazer rotatividade, o que é extraordinário depois dos investimentos que o Benfica tem feito ao longo dos anos. Com tanto investimento, ao fim destes anos todos, não há um plantel estava que dê ao treinador, nas palavras dele, profundidade para fazer uma gestão de plantel a sério", lamentou.
A terminar, desvalorizou os rumores que dão conta da possibilidade de a direção liderada por Rui Costa poder vir a avançar, dentro em breve, com uma investida por... Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, que, ainda esta semana, foi demitido do leme do Manchester United, após o empate a uma bola com o Leeds United, em Elland Road.
"Neste momento não tem sentido. Ruben Amorim pode ser tema para 2026/2027, mas neste momento temos treinador e com méritos reconhecidos", sublinhou. José Mourinho, recorde-se, tem contrato válido com o clube da Luz até junho de 2027, contemplando este, no entanto, uma cláusula que permite um 'divórcio amigável', antecipadamente.
Cláusula esse que foi imposta por comum acordo de ambas as partes, quando, em setembro, o Special One foi recrutado para fazer face à demissão de Bruno Lage, fruto da proximidade com as eleições para os órgãos sociais.
Leia Também: 'Besta negra' do Benfica apareceu em Leiria e deu pelo nome de Zalazar















