Rodrigo tem 14 anos e criou plataforma para ajudar outros estudantes

  • 08/01/2026

Rodrigo Santos tem apenas 14 anos, frequenta o 9.º ano, na Covilhã, e decidiu, em outubro, lançar a StudentPlus, uma comunidade e plataforma educativa que tem como objetivo "melhorar o ensino digital português" e promover a "união".

 

A plataforma, que conta também com uma comunidade no WhatsApp com cerca de 500 participantes, destina-se a alunos do 7.º ao 12.º ano, que poderão usufruir de fichas, resumos, testes e outros materiais de estudo.

"Decidi criar a plataforma para ajudar os estudantes a melhorar o ensino digital em Portugal, Além disso, também para criar uma comunidade mais forte, onde os alunos pudessem discutir os problemas que têm a nível escolar", explicou o jovem empreendedor ao Notícias ao Minuto.

Além disso, Rodrigo quis promover a "união" entre estudantes "que já estão também ligados às tecnologias". "Foi uma boa ideia", contou.

Esta "boa ideia" surgiu após o estudante ver as dificuldades dos colegas. "Na altura já tinha um grupinho pequenino com eles e depois decidi começar a ajudar cada vez mais pessoas. Foi assim que a ideia começou", disse.

A StudentPlus "funciona através de um professor de Inteligência Artificial", a quem os estudantes podem pedir o esclarecimento de dúvidas. Cada utilizador pode fazer até 10 perguntas grátis, podendo depois pagar uma mensalidade de 5,99€ ou 7,99€.

A plataforma, que conta já com mais de mil visitas, disponibiliza, ainda, um "gerador de testes que ajuda na preparação" das avaliações, permitindo aos estudantes "escolher a disciplina" e se pretendem respostas de escolha múltipla ou resposta completa. 

"Além disso, também temos uma biblioteca no nosso site, onde as pessoas podem partilhar os seus documentos, os seus resumos, para ajudar os outros", explicou Rodrigo Santos.

Distingue-se, assim, de um centro de estudos ou de um explicador convencional por ser "mais rápido" e online - o ideal para quem é "mais ligado à internet".

Na altura do lançamento do site, Rodrigo Santos dedicava-lhe 1h30 por dia - algumas vezes até mais - "para dar-lhe um jeitinho".

"Foram dias um bocadinho cansativos. Mas depois de já estar pronto, já tive mais apoio de outros colegas, que conseguiram ajudar, e eu geri melhor o tempo nessa parte", disse ao Notícias ao Minuto.

"Criei o site sozinho. O único apoio que tive foi o apoio motivacional dos meus colegas e familiares, mas nunca tive intenções de ter alguém a ajudar porque era um projeto que já tinha desde o início e não queria envolver outros colegas, por enquanto", acrescentou.

Rodrigo Santos "desenrascou-se sozinho" e conseguiu criar um projeto que junta já centenas de estudantes. 

"O mais impressionante para mim foi ganhar tanta reputação e ter tantas visitas e pessoas a dar-me o mérito. Não tinha ideia que fosse ter este impacto", reconheceu.

Agora, o jovem empreendedor pretende ir à televisão mostrar o seu projeto e contar com o apoio de bibliotecas ou da Porto Editora para poder "oferecer kits de estudantes para cada pessoa que subscrevesse o site". 

Para o futuro, tem como objetivo que "todos os estudantes do 7.º ao 12.º ano estejam inscritos na plataforma, que a utilizem e que haja um feedback cada vez melhor", além de "bons resultados também para os estudantes".

Leia Também: Ministério confiante de que professores vão concordar com novo estatuto

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2916107/rodrigo-tem-14-anos-e-criou-plataforma-para-ajudar-outros-estudantes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes