Revelado o motivo que levou ao conflito entre Ten Hag e Cristiano Ronaldo
- 17/02/2026
Steve McClaren, antigo treinador adjunto do Manchester United, concedeu, esta terça-feira, uma extensa entrevista ao podcast The Good, The Bad and The Football, de Paul Scholes, Nicky Butt & Paddy McGuinness, na qual, entre outros temas, revelou os pormenores do conflito entre Cristiano Ronaldo e o treinador Erik ten Hag.
A discussão entre os dois subiu de tal forma que acabou por terminar com a saída do avançado português para a Arábia Saudita em janeiro de 2023, mais concretamente para o Al Nassr, onde continua até aos dias de hoje. O capitão da equipa das quinas chegou mesmo a criticar Ten Hag depois de deixar os red devils. "Não tenho respeito por Ten Hag porque ele não me respeita a mim. E se não tens respeito por mim, nunca terei respeito por ti", atirou o português na famigerada entrevista ao jornalista Piers Morgan.
Nesta longa conversa, Steve McClaren revelou que a tumultuosa relação entre Cristiano Ronaldo e Erik ten Hag se intensificou devido à abordagem tática do técnico neerlandês, que exigia uma mudança radical no estilo de jogo do então jogador dos red devils. O técnico queria implementar a filosofia de pressão alta que lhe havia trazido grande sucesso no Ajax, algo com o qual o craque português não estava de acordo.
"Havia muitas batalhas naquele campo de treino", começou por dizer Steve McClaren. "Era sempre: 'Tudo o que eu quero que faças é isto, isto e isto.' Isso era a metodologia de Erik: 'Ronnie, este é o teu trabalho.'", prosseguiu, recordando que teve sempre um papel mais de mediador nesta relação.
"Eu costumava dizer ao Ronnie: 'Tudo o que [Ten Hag] quer que faças é… ser o primeiro a pressionar, fazer uma corrida, talvez duas corridas, e talvez uma terceira, se te apetecer. E depois voltar para o meio, caso recuperemos a bola, e então podemos jogar para ti. É tudo o que ele quer que faças. Se não conseguires fazer isso, não vais jogar. Ou se não quiseres fazer isso, não podes jogar. Ok, ou ele não te vai escolher. Estou a dizer-te, ele não te vai escolher'" referiu o experiente técnico inglês.
McClaren deu ainda a entender que a intransigência de Ten Hag foi o fator decisivo para a quebra do neerlandês com Cristiano Ronaldo.
"Não é como eu acho que outras pessoas fariam, e essa é a diferença, outras pessoas fariam. Mas Erik disse: 'não, eu vou fazer isso, e ele [Cristiano Ronaldo] tem que fazer, senão não joga. Foi um pouco de uma briga. Não uma briga, mas um impasse, e quem iria ganhar? O Erik manteve sua posição. Acho que a maioria dos treinadores se adaptaria a isso. Alguns treinadores são assim. Mas ele manteve a sua posição", concluiu o ex-adjunto.
















