Rafael Leão volta a dividir Itália: "Ainda não percebeu o quanto é bom"
- 06/10/2025
O nome de Rafael Leão voltou a ser tema de debate nas últimas horas em Itália. O craque português do AC Milan foi a jogo no empate frente à Juventus (0-0), na noite de domingo, e a sua exibição está longe de ser consensual por entre os especialistas.
Ainda a recuperar a melhor forma após lesão, Rafael Leão entrou aos 63 minutos de jogo, rendendo o mexicano Santiago Giménez na frente de ataque, e até teve três ocasiões flagrantes para desfazer o nulo em Milão.
No entanto, tal não aconteceu e há quem acredite que o avançado luso de 26 anos precisa de fazer mais e melhor. É o caso de Alessio Tacchinardi, antigo médio italiano que vestiu a camisola da Juventus por mais de 400 ocasiões.
"É um jogador extraordinário mas que não se assume como decisivo em certos momentos. Um jogador como ele precisa fazer estragos. Tenho a sensação de que ele não será titular com Allegri se continuar a jogar assim", apontou Tacchinardi, citado pelo portal MilanNews.
Ainda dentro de lote de ilustres da Juventus, também Alessandro Del Piero abordou o rendimento de Rafael Leão e defendeu que o português tem tudo para se tornar num "símbolo" do AC Milan.
"Não há lugar melhor sítio no mundo para dar o salto definitivo de qualidade porque Allegri está no Milan. Jogou meia hora, mas ainda teve três grandes oportunidades. Esteve afastado por 40 dias devido a uma lesão, mas deve ter a ambição de se tornar num símbolo do Milan", argumentou a lenda da Juventus e do futebol italiano, na antena da Sky.
Por sua vez, Fabio Capello, antigo treinador do AC Milan, destacou a importância de se encontrar, em janeiro, um jogador que garanta golos, uma vez que Rafael Leão foi incapaz de fazer isso diante da Juventus.
"É preciso colocar a bola no fundo das redes. Até o Leão perdeu dois golos incríveis ontem à noite. Não há avançados que venham para Itália. O único que conseguiram trazer foi Hojlund. Estava perdido em Manchester, mas sempre teve talento. Encontrar um jogador assim e comprá-lo como o Napoli fez é muito complicado", lamentou o também antigo selecionador inglês, em declarações à Rai Radio1.
Ex-colega pede melhor versão de Leão
Nota, ainda, para o testemunho de Alessandro Florenzi, antigo jogador do AC Milan que foi companheiro de equipa de Rafael Leão. Na hora de analisar o empate na antena da Sky, o internacional italiano lembrou a melhor versão de Leão com Stefano Pioli e lamentou que o craque português ainda não tenha percebido as suas reais capacidades.
"Na minha opinião, a tarefa mais importante do Allegri será encontrar um lugar para o Rafa. Ele melhorou muito com o Pioli, mas tinha uma equipa que jogava para ele. Não é um jogador normal, ele é muito bom. O Leão ainda não percebeu o quanto é bom", apontou Florenzi.
Allegri deixou reparo
Neste lote de análises vale a pena recordar, ainda, as palavras do treinador do AC Milan sobre o desempenho de Rafael Leão, deixando alguns reparos e pedindo-lhe que recupere a melhor forma rapidamente.
"As suas qualidades técnicas, e basta ver esta jogada em que ele remate do meio-campo, são de um jogador brilhante. Mas ele precisa dar um salto e, quando chegar lá, precisa de entender que tem de fazer a diferença porque é importante para a equipa", avaliou Massimiliano Allegri.
Na temporada passada, com Paulo Fonseca, numa primeira fase, e Sérgio Conceição, posteriormente, o avançado português de 26 anos, formado no Sporting, alcançou a marca dos 50 jogos, mas o registo de golos (12), acabaria por ser inferior aos das duas épocas transatas.
Com contrato válido por mais três anos e uma cláusula de rescisão no valor de 150 milhões de euros, Rafael Leão motivou, recentemente, a cobiça do Al Hilal, da Arábia Saudita, mas terá recusado mudar-se para o Médio Oriente.
Leia Também: O momento em que Allegri perde a paciência com a lentidão de Rafael Leão