Que frio! Cuidados que deverá ter com os passeios do seu cão
- 21/11/2025
Com a chegada dos dias mais frios é preciso estar atento aos cães. Apesar de algumas raças em particular terem uma proteção com a sua camada de pelo há cuidados a ter.
Assim, conforme destaca o website Country Living, há sinais no seu patudo a que deverá estar atento.
Alterações no comportamento e latidos diferentes
Segundo o treinador de cães James Hare, "o comportamento dos cães pode ser afetado pelo clima". "Sinais comuns a serem observados incluem latidos, que indicam que está a sentir frio", realça.
James refere que muitos cães poderão demonstrar este desconforto através de latidos pouco comuns que possam ser indicativos de um problema.
Mudança nos movimentos físicos do seu cão
Os movimentos físicos dos animais indicam normalmente como é que se estão a sentir. O mesmo se aplica à sensação de frio.
"O seu cão pode ficar encolhido ou apresentar sinais de ansiedade e agitação. Fique atento à posição das orelhas - que estarão para trás e para baixo - bem como bocejos e lambidelas nos lábios, sinais de stress, ansiedade e desconforto", acrescenta o treinador.
Resistência ou falta de vontade de caminhar
Se sentir que o seu patudo se mostra relutante em andar, isto poderá ser um sinal que está angustiado e infeliz. Se tal acontecer num dia mais frio poderá estar relacionado com as baixas temperaturas.
O seu cão está com frio? Sinais de alerta
De acordo com a veterinária Angela Jones há sintomas que mostram que os cães estão com frio e é a esses que se deverá estar atento.
São eles:
- Arrepios constantes;
- Postura corporal muito rígida e dificuldade em caminhar;
- Diminuição drástica da velocidade ou parar completamente de andar;
- Gengivas pálidas, letargia e confusão;
- Orelhas, corpo e patas muito frios.
"A exposição prolongada a temperaturas muito baixas pode levar à hipotermia, o que pode fazer com que seu cão pareça letárgico ou confuso", notou a veterinária. Se suspeitar que o seu patudo está com hipotermia leve-o de imediato ao veterinário.
Quando é que está frio de mais para levar os cães a passear? Qual a duração ideal dos passeios de inverno?
Angela explica que a duração ideal de um passeio depende da idade do cão, do tipo de pelo, da saúde do animal e das temperaturas exteriores.
Acima de 5ºC: É seguro para a maioria dos cães saudáveis fazerem passeios nestas temperaturas. Os cães de pelo curto, pelo fino ou mais idosos poderão usar uma capa leve de lã ou de chuva.
De 0ºC a 5º: As raças de pelo comprido não precisam de camadas extra de roupa. Já para os cães de pelo curto, pequenos, idosos ou mais magros, como por exemplos galgos, aconselha-se passeios mais curtos, que durem entre 20 a 30 minutos.
De -5ºC a 0ºC: Para a maioria dos cães os passeios deverão ser curtos - entre 10 a 20 minutos. A maioria das raças beneficiará de uma capa que os proteja do frio. Já para as raças de pelo mais longo e enérgicas bastará uma capa impermeável.
















