Que efeito produz o chocolate no corpo da mulher durante a menstruação?
- 21/11/2025
Sente uma vontade desmedida de comer doces durante a menstruação? A ciência explica que o chocolate pode, de facto produzir um efeito de alívio, por exemplo nas cólicas menstruais. No entanto, a vontade de comer doces não está diretamente associada a esse alívio.
O obstetra e ginecologista, Peter Weiss, contou ao Health que os desejos significativos por doces e alimentos salgados surge na fase lútea da menstruação que é acompanhada pela síndrome de tensão pré-menstrual (TPM).
Porque temos vontade de comer doces durante a menstruação?
Não tem que ver diretamente com "doces ou salgados", mas sim com comida de conforto, que até pode variar de pessoa para pessoa.
Durante a menstruação os níveis de serotonina diminuem e, sendo este um neurotransmissor relevante para o bem-estar, chegando a afetar o humor, o corpo procura repor esses níveis. Como tal, a forma mais rápida de restabelecer os níveis da hormona da felicidade é através de alimentos que provocam esse efeito, daí estes poderem variar consoante os gostos da pessoa.
Leia Também: Desejo incontrolável por chocolate pode indicar deficiência nutricional
O médico especialista explica que o desejo por alimentos açucarados e hidratos de carbono pode melhorar a condição física e psicológica da mulher. O teor de gordura e açúcar do chocolate, por exemplo, "ajuda a repor os níveis de serotonina no cérebro e a elevar o humor".
O chocolate alivia as cólicas menstruais?
A ginecologista Andrea Braden refere que a ingestão de chocolate pode ajudar realmente a aliviar as cólicas menstruais, mas não descarta a necessidade de mais estudos sobre o tema.
Por ser mais rico em nutrientes e conter uma maior percentagem de cacau, o chocolate negro, ao contrário do chocolate de leite, pode reduzir parte das dores das cólicas menstruais, uma vez que durante a menstruação, a mulher perde diversos nutrientes devido ao sangramento e existe uma necessidade acrescida de repor esses mesmos nutrientes.
Um estudo citado pela Health aponta que adolescentes que consumiram até 40 gramas de chocolate negro com 69% de cacau apresentaram menos cólicas menstruais do que aquelas que consumiram a mesma quantidade, mas em chocolate ao leite.
Os investigadores relacionaram essa condição com a presença de magnésio no chocolate negro, sendo este essencial para o funcionamento muscular e nervoso, chegando a aliviar dores musculares.
A par disso, o chocolate negro também é rico em antioxidantes que podem reduzir a inflamação durante o período menstrual.
Os especialistas acrescentam ainda que o facto do chocolate ajudar a melhorar humor, pode trazer uma sensação de alívio, calma e felicidade, o que pode influenciar, por isso, na percepção da dor.
Não obstante, não deve automedicar-se com quantidades astronómicas de chocolate, até porque não deixa de ser um alimento calórico. Pode sim incluí-lo, mas procure saciedade e prazer em alimentos alternativos que lhe possam proporcionar uma dieta equilibrada e mais nutritiva. Pode optar por exemplo por frutas mais doces.
Leia Também: O ciclo menstrual está a moldar o seu comportamento, eis a explicação
















