Que efeito produz o chocolate no corpo da mulher durante a menstruação?

  • 21/11/2025

Sente uma vontade desmedida de comer doces durante a menstruação? A ciência explica que o chocolate pode, de facto produzir um efeito de alívio, por exemplo nas cólicas menstruais. No entanto, a vontade de comer doces não está diretamente associada a esse alívio.

 

O obstetra e ginecologista, Peter Weiss, contou ao Health que os desejos significativos por doces e alimentos salgados surge na fase lútea da menstruação que é acompanhada pela síndrome de tensão pré-menstrual (TPM). 

Porque temos vontade de comer doces durante a menstruação?

Não tem que ver diretamente com "doces ou salgados", mas sim com comida de conforto, que até pode variar de pessoa para pessoa.

Durante a menstruação os níveis de serotonina diminuem e, sendo este um neurotransmissor relevante para o bem-estar, chegando a afetar o humor, o corpo procura repor esses níveis. Como tal, a forma mais rápida de restabelecer os níveis da hormona da felicidade é através de alimentos que provocam esse efeito, daí estes poderem variar consoante os gostos da pessoa.

Leia Também: Desejo incontrolável por chocolate pode indicar deficiência nutricional

O médico especialista explica que o desejo por alimentos açucarados e hidratos de carbono pode melhorar a condição física e psicológica da mulher. O teor de gordura e açúcar do chocolate, por exemplo, "ajuda a repor os níveis de serotonina no cérebro e a elevar o humor".

O chocolate alivia as cólicas menstruais?

A ginecologista Andrea Braden refere que a ingestão de chocolate pode ajudar realmente a aliviar as cólicas menstruais, mas não descarta a necessidade de mais estudos sobre o tema.

Por ser mais rico em nutrientes e conter uma maior percentagem de cacau, o chocolate negro, ao contrário do chocolate de leite, pode reduzir parte das dores das cólicas menstruais, uma vez que durante a menstruação, a mulher perde diversos nutrientes devido ao sangramento e existe uma necessidade acrescida de repor esses mesmos nutrientes.

Um estudo citado pela Health aponta que adolescentes que consumiram até 40 gramas de chocolate negro com 69% de cacau apresentaram menos cólicas menstruais do que aquelas que consumiram a mesma quantidade, mas em chocolate ao leite. 

Os investigadores relacionaram essa condição com a presença de magnésio no chocolate negro, sendo este essencial para o funcionamento muscular e nervoso, chegando a aliviar dores musculares.

A par disso, o chocolate negro também é rico em antioxidantes que podem reduzir a inflamação durante o período menstrual.

Os especialistas acrescentam ainda que o facto do chocolate ajudar a melhorar humor, pode trazer uma sensação de alívio, calma e felicidade, o que pode influenciar, por isso, na percepção da dor.

Não obstante, não deve automedicar-se com quantidades astronómicas de chocolate, até porque não deixa de ser um alimento calórico. Pode sim incluí-lo, mas procure saciedade e prazer em alimentos alternativos que lhe possam proporcionar uma dieta equilibrada e mais nutritiva. Pode optar por exemplo por frutas mais doces.

Leia Também: O ciclo menstrual está a moldar o seu comportamento, eis a explicação

Mulheres, há uma 'poção mágica' que pode aliviar as dores menstruais

Mulheres, há uma 'poção mágica' que pode aliviar as dores menstruais

Os ciclos menstruais são todos diferentes e as dores que as mulheres sentem também podem variar. Se sofre de dores muito fortes durante a menstruação e já tentou (quase) tudo, precisa de experimentar esta bebida. Não é milagrosa, mas pode aliviar as dores.

Inês Morais Monteiro | 10:45 - 22/10/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2892011/que-efeito-produz-o-chocolate-no-corpo-da-mulher-durante-a-menstruacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes