Quatro alimentos que não deve cozinhar no forno em recipientes de vidro
- 14/02/2026
Acha que cozinhar em recipientes de vidro é sempre uma boa solução e não existe grande problema? Olhe que pode estar muito enganado. A verdade é que existem alguns alimentos que deve evitar cozinhar neste tipo de travessas e recipientes quando os leva ao forno. Perceba os motivos.
São um utensílio prático e que se encontra em tudo o que são lojas de cozinha e não só. Certamente tem uma ou até mais travessas e recipientes destes em casa. Se as usa para cozinhar estes alimentos específicos, tenha cuidado. Pode estar a correr riscos desnecessários e a não ficar com os alimentos cozinhados da melhor forma.
Os alimentos que deve evitar cozinhar em recipientes de vidro
O website TastingTable revelou os quatro alimentos que deve evitar cozinhar em recipientes de vidro no forno. Veja se comete este erro com frequência ou se acaba por conseguir cozinhá-los de outra forma.
Leia Também: O que são e para que servem os pontos pretos na porta do micro-ondas?
1- Legumes assados
“Uma batata assada clássica depende do contato com uma superfície muito quente para caramelizar a parte externa, mas o vidro simplesmente não transfere calor com eficiência suficiente para atingir esse objetivo. Para obter uma textura crocante, é necessário que haja boa circulação de ar para ajudar a humidade a evaporar. Por isso, colocar muitos alimentos na travessa ao mesmo tempo pode resultar. Travessas de vidro tendem a ter laterais mais altas do que as de metal, o que bloqueia o fluxo de ar e retêm o vapor, o que acaba com qualquer hipótese de obter uma textura crocante.”
2- Pão
“Para aumentar as hipóteses de sucesso e evitar frustrações, é essencial escolher os utensílios certos. Para um pão com crosta crocante, evite usar travessas de vidro. Se aprendemos alguma coisa até agora, é que o vidro não proporciona aquela base crocante, elemento vital para o pão de padaria. E não é só com a base que se deve preocupar. Um bom pão de fermentação natural precisa ser assado em altas temperaturas para formar uma crosta sólida por completo.”
3- Alimentos a seco
“Uma desvantagem de usar um recipiente de vidro em vez de um de metal é que pode partir. Mesmo tendo em conta todas as precauções, como evitar altas temperaturas e calor direto, algo aparentemente inofensivo como assar alimentos a seco pode ser motivo para que seu recipiente de vidro parta. O vidro depende de gordura, água ou outros líquidos para transferir calor de forma eficiente por toda a sua superfície. Quando coloca algo como um frango inteiro ou um pedaço de carne numa travessa de vidro, as partes descobertas da superfície vão aquecer de forma desigual, criando pontos quentes que podem causar quebras no vidro.”
4- Alimentos açucarados
“A superfície quente desempenha um papel muito importante no processo para começar a assar a parte inferior de bolachas assim que entram no forno. Ao colocar numa travessa de vidro serão aquecidos primeiro pelo ar quente vindo de cima e das laterais, momento em que o açúcar começa a derreter. Quando o vidro estiver quente o suficiente, as bolachas já se estão a espalhar.”
















