PS apresenta apoio para "2.800 pessoas que aguardam alta social"

  • 09/01/2026

Apresentado como uma "resposta humana para quem já teve alta hospitalar, mas continua no hospital a aguardar alta social", o programa "Voltar a casa" pretende reabrir "os apoios criados pelo último Governo socialista e que estão parados há dois anos", disse José Luís Carneiro.

 

O projeto de lei que o líder socialista gostava de ver "aprovado por unanimidade" no parlamento destina-se a pessoas com alta clínica, sem resposta social ou familiar adequada, expostas a riscos acrescidos, como infeções, perda de autonomia e isolamento social, lê-se na informação distribuída à comunicação social que estima em mais de 2.800 as pessoas que aguardam alta social nos hospitais.

O objetivo do programa é que pessoas com alta clínica "possam sair do hospital com cuidados de saúde, apoio social e respostas de transição adequadas às suas necessidades", assinalando os socialistas que o programa "foi iniciado em 2023 e interrompido em 2024".

Segundo a proposta socialista, o programa funcionará em articulação com o Serviço Nacional de Saúde, Segurança Social, autarquias locais e setor social e solidário.

As respostas distribuem-se entre o apoio domiciliário, centro de dia, acolhimento familiar, Rede Nacional de Cuidados Continuados, Equipamento Social de Caráter Residencial e Residência de Transição, propõe o PS.

No caso das Residências de Transição, os socialistas propõem que tenha capacidade até 10 utentes, um acompanhamento durante dois anos, cuidados sociais mais apoio de saúde e ponte para um solução definitiva, considerando, assim, tratar-se de uma resposta digna enquanto a pessoa recupera e ganha estabilidade.

Desta forma, o programa propõe-se "reduzir o tempo de espera entre a alta clínica e social, libertar camas hospitalares, evitar reinternamentos desnecessários, aumentar a autonomia, bem-estar e qualidade de vida e reforçar a articulação entre saúde e ação social".

Leia Também: Afinal, novas ambulâncias estão previstas desde 2023. PS exige desculpas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916780/ps-apresenta-apoio-para-2800-pessoas-que-aguardam-alta-social#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes