Presidente eleito de Nova Iorque "pronto" para 1.º encontro com Trump
- 20/11/2025
"Esta não é uma relação com um indivíduo. É uma relação entre a cidade de Nova Iorque e a Casa Branca", disse Mamdani numa conferência de imprensa, sublinhando que os interesses da cidade "vão para além de qualquer pessoa em particular".
O autarca eleito, que assume funções em janeiro, é um dos mais firmes opositores de Trump, a quem acusa de privilegiar os norte-americanos mais ricos.
Donald Trump, por seu lado, refere-se a Mamdani como "comunista" e ameaçou congelar financiamentos federais para Nova Iorque.
Nos últimos dias, porém, as tensões parecem ter diminuído.
A reunião foi solicitada por Mamdani e acolhida positivamente por Trump, que afirmou recentemente desejar que "tudo corra bem em Nova Iorque".
"Conheci muitos nova-iorquinos que votaram no Presidente Trump e disseram-me que foi por causa da crise do custo de vida", afirmou Mamdani, defendendo que a cidade "precisa de explorar todas as vias" para se tornar mais acessível.
Garantiu que dirá a Trump estar disposto a colaborar "em qualquer programa que beneficie os nova-iorquinos", mas também que será "o primeiro a denunciá-lo" se alguma iniciativa prejudicar a população.
Entre as prioridades de Mamdani estão o aumento da habitação acessível, o acesso gratuito a autocarros e creches e a criação de supermercados de bairro com preços reduzidos.
O autarca democrata foi eleito a 04 de novembro com mais de 50% dos votos, derrotando dois adversários, incluindo o ex-governador Andrew Cuomo, numa eleição que mobilizou mais de dois milhões de eleitores - a maior participação registada desde 1969.
Leia Também: Trump diz que vai receber mayor eleito de Nova Iorque na Casa Branca















