Presidente de Taiwan almoça sushi para apoiar Japão contra a China

  • 20/11/2025

A medida, justificada com a violação de regulamentos sanitários, foi tomada numa altura de tensão diplomática entre Pequim e Tóquio desencadeada por declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre Taiwan.

 

Takaichi afirmou no parlamento em 07 de novembro que ataques armados da China contra Taiwan podiam justificar o envio de soldados japoneses para defender a ilha, por estar em causa a segurança do Japão.

As declarações foram consideradas uma provocação por Pequim, que considera que Taiwan faz parte do território da República Popular da China (RPC) e ameaça usar a força se a ilha declarar a independência.

A China e Taiwan vivem autonomamente desde 1949, quando as forças nacionalistas se refugiaram na ilha ao perderem a guerra civil para o Partido Comunista Chinês (PCC), de que resultou a proclamação da RPC por Mao Zedong.

Lai Ching-te, um fervoroso defensor da soberania de Taiwan, acusou Pequim de ter prejudicado gravemente a paz regional com a disputa.

Um dia depois das notícias sobre a suspensão das importações de produtos de mar japoneses, Lai publicou uma fotografia nas redes sociais em que aparece sorridente com um prato de sushi na mão.

"O almoço de hoje é sushi e sopa miso", lê-se na legenda, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).

"Este pode ser um bom momento para comer culinária japonesa", sugeriu também Lai num vídeo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês classificou as publicações de Lai como um "golpe publicitário".

Os meios de comunicação japoneses, incluindo o canal público NHK, noticiaram a suspensão das importações na quarta-feira, citando fontes governamentais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês não confirmou oficialmente a suspensão das importações, noticiada também pelo jornal China Daily.

Mas a porta-voz do ministério Mao Ning disse na quarta-feira que Tóquio ainda não tinha cumprido as formalidades para garantir a qualidade e a segurança dos produtos.

Mao advertiu o Japão de que a China vai tomar medidas se Tóquio não se retratar dos comentários sobre Taiwan.

"Se o Japão se recusar a retirar essas declarações, a China tomará medidas sérias e todas as consequências serão suportadas pelo lado japonês", afirmou.

Já hoje, durante a conferência de imprensa regular em Pequim, Mao reafirmou que o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, não se reunirá com a homóloga japonesa na cimeira do G20 de Joanesburgo, no fim de semana.

Mao sugeriu ainda a Tóquio que agisse com discrição, indicou o China Daily.

A porta-voz do ministério chinês respondia a uma questão suscitada pela insistência hoje do chefe da diplomacia japonesa num apelo ao diálogo.

Com diálogo, "reduziremos as preocupações e os problemas, e aumentaremos a compreensão e a cooperação", afirmou Toshimitsu Motegi perante uma comissão parlamentar em Tóquio, segundo a NHK.

Motegi informou a comissão sobre uma reunião na terça-feira em Pequim de altos funcionários de ambos os países, que terminou sem grandes avanços.

Vídeos da reunião geraram alvoroço nas redes sociais por interpretações de que o emissário japonês se tinha mostrado servil, enquanto o chinês, de mãos nos bolsos, pareceu desdenhoso.

"Essa não foi de modo algum a situação em que a reunião se desenrolou", assegurou Motegi, citado pela agência de notícas espanhola EFE.

Motegi disse que o representante japonês refutou as afirmações de Pequim sobre um agravamento da segurança na região e clarificou a postura de Tóquio em relação a Taipé.

O chefe da diplomacia de Taiwan, Lin Chia-lung, encorajou os habitantes da ilha a viajarem para o Japão e a comprarem produtos japoneses.

"Neste momento crítico, temos de apoiar o Japão para que possa estabilizar a situação e travar o comportamento intimidatório do PCC", afirmou.

Leia Também: MNE do Japão garante que vai resolver divergência com China pelo diálogo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891388/presidente-de-taiwan-almoca-sushi-para-apoiar-japao-contra-a-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes