Presidente da federação quer Moçambique referência africana no futebol

  • 20/11/2025

"Hoje, orgulhamo-nos em afirmar que Moçambique é uma referência incontornável na África austral e, um dia, será protagonista relevante no panorama do futebol africano", disse Feizal Sidat, citado numa nota da FMF, divulgada, a propósito da participação dos 'mambas' na Taça das Nações Africanas de 2025 (CAN2025) em Marrocos, a partir de dezembro.

 

O presidente da FMF reconheceu que Moçambique está inserido "num grupo difícil", mas garantiu que os 'mambas' vão competir com determinação "jogo a jogo".

"Estamos num grupo difícil, mas vamos à luta", afirmou.

Segundo a mesma nota, a FMF anunciou que a participação o CAN2025 está orçada em 45 milhões de meticais (611 mil euros), com apoio de várias empresas.

Nesse evento da FMF, o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, assegurou que o Governo continuará a apoiar a seleção, apelando à união nacional.

"Não podemos só esperar o momento de fazer críticas aos jogadores por qualquer falha. O mais importante agora é estarmos juntos para que os 'mambas' representem condignamente o nosso país", declarou.

A seleção moçambicana realizou dois jogos de preparação para o CAN2025 em Marrocos, empatando 2--2 frente ao Chade na segunda-feira, após a derrota, por 1-0, frente à equipa marroquina, na semana anterior.

Segue-se um estágio final no Algarve, com os 'mambas' a preverem ainda amigável com Angola, em data e local a anunciar.

No plano técnico, o selecionador Chiquinho Conde afirmou, em entrevista anterior à Lusa, que a equipa mantém "humildade e compromisso" para enfrentar a CAN2025, cuja estreia está marcada para 24 de dezembro, frente à campeã em título Costa do Marfim.

"O nosso principal objetivo é ganhar. Se não der para ganhar, nunca poderá dar para perder", disse.

Conde lembrou que Moçambique integra o Grupo F com Camarões e Gabão, reconhecendo que o período de preparação será curto devido à chegada faseada dos jogadores que atuam na Europa.

"Vamos trabalhar arduamente para que os nossos jogadores estejam preparados para o primeiro confronto", afirmou.

O selecionador destacou ainda que a estabilidade do grupo e a experiência adquirida no apuramento para o Mundial2026, que conferem hoje outra maturidade competitiva à equipa.

"Estamos mais bem preparados do que estávamos há anos atrás. A vida ensina-nos a melhorar", disse, considerando o estágio no Algarve determinante para afinar aspetos táticos e psicológicos.

Leia Também: Geny Catamo marca no empate de Moçambique em duelo particular

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2891419/presidente-da-federacao-quer-mocambique-referencia-africana-no-futebol#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes