Portugueses que viajaram em flotilha para Gaza devem ser libertados hoje

  • 05/10/2025

Os quatro portugueses - Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves - que seguiam na Flotilha Global Sumud com destino a Gaza deverão ser libertados ainda este domingo, de acordo com informação avançada pela SIC Notícias e pela CNN Portugal. 

 

Segundo a CNN Portugal, que cita fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, os portugueses deverão ser libertados ainda hoje. No entanto, Israel ainda não confirmou oficialmente a libertação dos ativistas. 

O Notícias ao Minuto contactou o Ministério Português dos Negócios Estrangeiros que adiantou, tal como à Lusa, que "organizou e tratou de todos os procedimentos para que os cidadãos nacionais que integram a flotilha possa regressar a Portugal, se tudo correr bem, ainda hoje".

No entanto, "uma confirmação definitiva sobre este regresso só poderá ser dada no momento em que todos se encontrem dentro do avião". 

"Tem sido este o procedimento usado pelas autoridades israelitas nos restantes casos. A confirmação definitiva de que tudo correu como o previsto espera-se até meio da tarde de hoje", refere o ministério.

Dá ainda conta de que "os termos da chegada dos portugueses serão divulgados depois da confirmação definitiva".

Ativistas devem

Ativistas devem "regressar a Portugal, se tudo correr bem, ainda hoje"

Os quatro portugueses que participaram na Flotilha Global Sumud e estão detidos em Israel desde quinta-feira devem regressar ainda hoje a Portugal, adiantou à Lusa fonte oficial do Governo, que espera uma confirmação definitiva durante a tarde.

Lusa | 11:46 - 05/10/2025

De recordar que as cerca de 50 embarcações que faziam parte da flotilha humanitária foram intercetadas entre quarta-feira e quinta-feira.

Sabe-se também que a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, enviou uma mensagem à mãe, onde dizia estar "sem comida e água há 48 horas".

"Mãe, estou bem, mas não nos tratam bem, sem comida nem água durante 48 horas. Convoquem manifestação", terá pedido a deputada, numa mensagem escrita à mão que foi entregue à mãe da deputada pelo cônsul, que informou ainda que Mariana estaria numa cela com outras 12 pessoas.

Mortágua

Mortágua "sem comida nem água durante 48 horas" e "numa cela com 12"

Membros do Bloco de Esquerda revelaram as últimas informações dadas pelo cônsul à família da líder do partido, que seguia na flotilha e foi detida por Israel em águas internacionais.

Tomásia Sousa com Lusa | 18:10 - 03/10/2025

Também a organização da Flotilha Global Sumud adiantou que os participantes "relataram várias formas de maus-tratos e agressões por parte dos guardas prisionais" na prisão de Ketziot, no deserto do Negev, no sul de Israel.

Na plataforma de mensagens Telegram, o grupo alertou ainda para a "falta de acesso a água potável" e que "medicamentos estão a ser retidos".

Flotilha acusa Israel:

Flotilha acusa Israel: "Falta de acesso a água e medicamentos retidos"

A Flotilha Global Sumud acusou hoje Israel de permitir maus-tratos e agressões aos mais de 440 participantes da missão humanitária à Faixa de Gaza, assim como de negar acesso a água potável e medicamentos.

Lusa | 06:13 - 05/10/2025

Além dos portugueses, foram detidos 30 espanhóis, 22 italianos, 21 turcos, 12 malaios, 11 tunisinos, 15 brasileiros e 10 franceses, bem como cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, México e Colômbia, entre muitos outros.

[Notícia atualizada às 12h23]

Leia Também: Protestos pró-Palestina em Lisboa (e jovem eletrocutado): Que aconteceu?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2865002/portugueses-que-viajaram-em-flotilha-para-gaza-devem-ser-libertados-hoje#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes