Portugueses na COP30? "Ministra está bem e delegação também"

  • 20/11/2025

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, garantiu esta quinta-feira que a equipa portuguesa que participa na Cimeira do Clima, COP30 em Belém, no Brasil, "está toda bem".

 

Em entrevista à SIC Notícias, a governante contou que "a maior parte da equipa estava dentro do Pavilhão de Portugal" quando o incêndio começou.

"Eu senti o cheiro", afirmou a ministra, explicando que, por ser engenheira, acaba por lidar com diversas situações destas e conseguiu rapidamente perceber o que estava a acontecer.

"Vimos algumas pessoas a começar já a sair e imediatamente pedi à equipa para deixar tudo para trás, ir só com os passaportes, e afastar-se o máximo possível do local. E foi isso que fizemos. Corremos e afastámo-nos", recordou Maria da Graça Carvalho.

O incêndio, acrescentou ainda, "foi muito perto do nosso pavilhão, foi praticamente por detrás", mas devido à reação rápida da equipa, os portugueses no evento foram "dos primeiros a sair do pavilhão" - ainda antes do alarme soar.

"Ainda não havia chamas só havia cheiro. Depois começámos a ver já na internet imagens já com chamas e com fumos", disse a ministra.

Condições de segurança? "Algumas coisas foram feitas de forma provisória"

Questionada sobre as condições de segurança do evento (que estão a ser postas em causa devido ao incêndio), Maria da Graça Carvalho admitiu que viu "alguns cabos elétricos que numa construção permanente teriam outra proteção". 

"Há algumas coisas que se nota que foram feitas de uma forma provisória", acrescentou, ressalvando, no entanto, que a delegação portuguesa nunca se sentiu insegura. "Acho que foi uma infelicidade", concluiu.

A ministra, falando na capacidade de engenheira, considerou que a causa do incêndio "poderá ter sido um curto-circuito", notando, contudo, que "é sempre difícil de dizer".

Delegação portuguesa "estará toda bem"

Também o secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, que acompanha a delegação à COP30 (que inclui a ministra do Ambiente e oito deputados) confirmou que a delegação portuguesa está "aparentemente" bem.

"Dos contactos que fiz, aparentemente, da delegação portuguesa as pessoas estarão todas bem", informou o secretário de Estado, acrescentando que "o incêndio terá acontecido na zona azul, precisamente onde está localizado o pavilhão de Portugal. Mas daquilo de que me é dado a conhecer, até ao momento, estará tudo bem".

O governante confessou ainda que não estava com Maria da Graça Carvalho quando o incêndio começou. "Mas troquei umas mensagens com ela há pouquinho e ela está bem, está perfeitamente bem e a sua delegação também", garantiu também em entrevista à SIC Notícias.

"Todos aqueles que eu consigo contactar constatei que as coisas estarão sem qualquer tipo de problema. Mas volto a referir, é uma situação completamente embrionária e estou muito preocupado", acrescentou.

Questionado sobre o que terá acontecido, Salvador Malheiro confessou que não faz "a mínima ideia", frisando que também não quer "estar a criar qualquer tipo de especulação". O secretário de Estado esteve a participar numa série de eventos organizados no Pavilhão de Portugal, mas saiu "minutos antes" do incêndio deflagrar na chamada zona azul.

Incêndio deflagrou por volta das 14h00 no Brasil na zona azul

O fogo, segundo os meios de comunicação brasileiros, terá começado por volta das 14h00 (hora local), ficando controlado por volta das 14h30. Até ao momento, sabe-se que começou na zona azul, onde se situam os pavilhões dos países que participam na COP30 e onde se reúnem os seus representantes (inclusive ministros).

A zona foi evacuada por precaução, sendo que a energia foi também cortada. Os seguranças do evento criaram também um cordão humano para delimitar o perímetro de segurança.

A 30.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP30) decorre desde 10 de novembro com encerramento previsto para sexta-feira.

Incêndio na COP30 obriga a evacuação de pavilhão de representantes

Incêndio na COP30 obriga a evacuação de pavilhão de representantes

Um incêndio deflagrou esta quinta-feira num dos pavilhões onde decorre a Conferência do Clima, a COP30, no Brasil, obrigando à evacuação do recinto. Para já, não há registo de feridos.

Carolina Pereira Soares | 17:20 - 20/11/2025

Leia Também: "Desfecho desta crise" climática será determinado pelo "oceano"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2891775/portugueses-na-cop30-ministra-esta-bem-e-delegacao-tambem#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes