Portugal vai apoiar o Brasil na criação de um museu dedicado ao azulejo
- 20/11/2025
Este apoio está plasmado num protocolo de cooperação "para a valorização e preservação do património azulejar luso-brasileiro", assinado na quarta-feira pela MMP com o Instituto Pedra e a Fundação Municipal de Património Histórico de São Luís do Maranhão (FUMPH).
De acordo com a MMP, um dos principais objetivos deste protocolo é apoiar a criação do Museu do Azulejo, num palacete que é "um exemplar notável da arquitetura luso-brasileira", no centro histórico daquela cidade na região nordeste do Brasil.
Através deste protocolo, Portugal compromete-se a dar apoio técnico, documental, de curadoria e formativo para a criação daquele museu, e a emprestar peças da coleção da MMP para a futura exposição de longa duração.
De acordo com a empresa pública que gere museus e monumentos portugueses, este acordo luso-brasileiro também inclui a realização de exposições, conferências, colóquios, visitas, edições, e "ações de divulgação científica e cultural nos dois países".
O protocolo de cooperação foi formalizado através do Museu Nacional do Azulejo, que integra a MMP.
O centro histórico de São Luís, cidade na ilha de São Luís do Maranhão, fortemente marcada pela colonização portuguesa, foi reconhecido como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1997, e possui centenas de edifícios com fachadas revestidas a azulejos portugueses.
Leia Também: PJ investiga furto de azulejos em duas igrejas do Alentejo















