Portugal e Mónaco querem aprofundar relação em visita de Marcelo

  • 21/11/2025

O acordo, assinado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, e pela chefe da diplomacia monegasca, Isabelle Berro-Amadei, prevê que Portugal e Mónaco intensifiquem "o diálogo permanente entre si, nomeadamente identificando os domínios de cooperação privilegiada", e reforcem as "parcerias nos domínios da economia, do comércio, do investimento, da ciência, dos oceanos e do ambiente", entre outros que venham a determinar.

 

Segundo o texto, as partes comprometem-se também a "promover a elaboração, apresentação e implementação de projetos de interesse comum, realizados no quadro das organizações internacionais e de iniciativas existentes", sendo também encorajadas as "visitas ao nível político", com vista a "aprofundar as relações bilaterais e os assuntos de interesse comum da agenda internacional".

Na quinta-feira à noite, à chegada ao Mónaco, Marcelo Rebelo de Sousa já destacara, entre os assuntos a discutir com Alberto II, o combate às alterações climáticas e defesa do ambiente e dos oceanos, lamentando que estas matérias tenham deixado de ser prioridade "nos últimos dois anos", notando que "o Mónaco tem sido um apoiante constante de Portugal" e da sua luta pelo ambiente, pelo clima, pelos oceanos.

A convite do Príncipe Alberto II, o Presidente da República realiza hoje uma visita de Estado ao Mónaco, a primeira que efetua ao Principado -- e a primeira de um chefe de Estado português - e uma das últimas do seu mandato, que termina dentro de cerca de três meses e meio (09 de março de 2026).

Marcelo foi recebido de manhã no Palácio do Príncipe do Mónaco por Alberto II, numa cerimónia com honras militares, hinos e revista à guarda de honra, seguido de uma audiência, troca de condecorações, almoço oficial e a assinatura do acordo de cooperação bilateral.

Durante a tarde, o Presidente da República visita uma exposição fotográfica sobre o Rei D. Carlos - que privou com o Príncipe Alberto I, trisavô do atual monarca, partilhando ambos a paixão pela oceanografia -- e participa na inauguração de um busto do antigo monarca português nos jardins de Saint-Martin, nas imediações do palácio.

De seguida, o chefe de Estado efetua uma visita precisamente ao Museu Oceanográfico do Mónaco, o mesmo local onde, ao final da tarde, oferece uma receção à comunidade portuguesa no Principado, após o que regressa a Lisboa.

Leia Também: Marcelo realiza visita de Estado ao Mónaco. Clima e oceanos na agenda

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2892236/portugal-e-monaco-querem-aprofundar-relacao-em-visita-de-marcelo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes