Portugal 'amassa' Irão e sonha com final às portas do Europeu
- 09/01/2026
Precisamente 24 horas depois do empate diante do Egito (31-31), a seleção nacional de andebol não deu quaisquer hipóteses ao Irão, com um triunfo avassalador por 41-20, esta sexta-feira, na Navarra Arena, em Pamplona, esperando agora por aquilo que vai fazer o Egito na luta por um lugar na final do Torneio Internacional de Espanha.
Uma semana antes do arranque da prestação no Campeonato da Europa de andebol, algo que vai acontecer diante da Roménia, os pupilos de Paulo Jorge Pereira desde cedo começaram a construir uma vantagem algo confortável diante dos iranianos, ao ponto de se registar um 17-11 ao intervalo.
A verdade é que a segunda parte viria a ter uma história amplamente distinta. Portugal marcou quase o triplo dos golos do Irão (apenas nove), sendo que os 24 motivos de festejo possibilitaram o 41-20 final, ou seja, mais do dobro dos potnos do seu adversário.
Recorde-se que Diogo Valério (Olympiacos), Gustavo Capdeville (Benfica), Miguel Espinha (Vardar), Diogo Branquinho (Sporting), Leonel Fernandes (Sporting), Gabriel Cavalcanti (Benfica), Martim Costa (Sporting), Miguel Neves (Sainta-Raphael), Salvador Salvador (Sporting), Luís Frade (Barcelona), Ricardo Brandão (FC Porto), Victor Iturriza (Kwuait), Francisco Costa (Sporting), João Gomes (VFL Gummersbach), António Areia (Tremblay), José Luís Ferreira (FC Porto), Filipe Monteiro (Sporting) e Rui Silva (FC Porto) foram os jogadores convocados para o estágio de preparação.
Eis as contas do grupo B
Ao fim de dois jogos, Portugal encerra a fase de grupos com três pontos, encontrando-se atualmente na liderança do grupo B, embora o duelo entre Egito e Irão na última ronda possa alterar o trono português. Para isso, este sábado, a seleção africana terá de conseguir um resultado melhor do que aquele que a equipa das quinas conseguiu na tarde desta sexta-feira.
Já no grupo A, a anfitriã Espanha venceu o primeiro jogo diante da Eslováquia (43-26), encontrando-se bem posicionada para a qualificação por via do primeiro lugar, num dia em que os eslovacos medem forças com a Tunísia. O derradeiro encontro do grupo acontece já este sábado, entre os espanhóis e os tunísios.
Recorde-se que apenas o primeiro classificado de cada grupo transita para a final, ao passo que os segundos classificados disputam os terceiro e quarto lugares do torneio. Já os quinto e sexto postos ficam reservados para os terceiro e últimos classificados dos grupos A e B. Quer isso dizer que tudo parece encaminhado para um frenético Espanha-Portugal na final, agendada para este domingo.

















