Petrolífera russa Lukoil reduz dividendos depois de sanções dos EUA

  • 21/11/2025

O Conselho de Administração da Lukoil recomendou aos acionistas aprovar o pagamento de dividendos correspondentes aos primeiros nove meses de 2025 no valor de 397 rublos (5,02 dólares) por ação, anunciou a empresa, citada pela agência Interfax.

 

A votação da assembleia geral de acionistas realiza-se em 29 de dezembro e a decisão final será tomada em 12 de janeiro.

Anteriormente, os serviços financeiros previam que a Lukoil distribuiria dividendos de 433 rublos (5,47 dólares) por ação, até o anúncio das sanções, quando reduziram a previsão para 378 rublos (4,78 dólares).

No mesmo período do ano anterior, a empresa pagou 514 rublos por ação (6,50 dólares).

No entanto, a Lukoil defendeu no comunicado a sólida posição financeira do grupo empresarial.

Tradicionalmente, a reunião do Conselho de Administração ocorre em outubro, mas após a imposição de sanções pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos contra a empresa em 15 e 22 de outubro, respetivamente, a data foi adiada para 21 de novembro.

Segundo agências de análise financeira, o lucro líquido da petroleira ascendeu a 287.000 milhões de rublos, metade do ano anterior.

As sanções anunciadas em agosto pelo Departamento do Tesouro norte-americano contra as duas principais petrolíferas russas, Rosneft e Lukoil, devem-se à "falta de um compromisso sério por parte da Rússia com um processo de paz para pôr fim à guerra na Ucrânia".

Leia Também: Kyiv mantém posições sobre soberania e segurança do país

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2892225/petrolifera-russa-lukoil-reduz-dividendos-depois-de-sancoes-dos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes