Pescadores pedem "atenção especial" a António Filipe

  • 08/01/2026

Foram 34 os pescadores que subscreveram um abaixo-assinado de apoio à candidatura de António Filipe à Presidência da República e que foi entregue a bordo de um barco de pesca de sardinha, no Porto de Peniche.

 

"A vida do cerco cada vez está mais está mais difícil porque a gente não tem um salário certo. Eu sei que o senhor dá muita atenção à pesca e, portanto, a gente não tem um salário, a gente tanto ganha se apanhar o pescado, como se não apanhar, não se ganha", contou Francisco Encarnação, pescador há mais de 40 anos.

A vida no mar, descreveu, é de "alto risco" e, por isso, pediu ao candidato uma "atenção especial" ao setor.

Os subscritores consideram que a candidatura de António Filipe "é a única" que assume um papel intransigente na defesa dos trabalhadores, dos salários e do trabalho digno.

"Muito obrigado, agradeço muito (...) Nós temos de dar atenção à atividade económica do nosso país", respondeu o candidato apoiado pelo PCP e pelo PEV.

António Filipe considerou que "esta atividade tem vindo a perder peso na economia" nacional.

"E isso também tem que ver com a nossa soberania alimentar. Hoje em dia, Portugal, infelizmente, importa muito daquilo que se consome e eu creio que, num país com a dimensão da nossa costa, eu creio que temos todas as razões para que esta atividade fosse uma atividade mais desenvolvida em vez de ter vindo a perder peso, como tem vindo a perder ultimamente", apontou.

Para além de difícil e penosa para quem a exerce, o candidato disse que a pesca é também uma atividade "muito penalizada pela precariedade" porque é muito dependente das condições meteorológicas.

"E, portanto, a minha vinda aqui também é expressão dessa solidariedade para com os trabalhadores deste setor de atividade e considerando que este setor, não só para quem trabalha nele mas também para quem investe, tem vindo a perder peso da nossa economia e isso num país como o nosso não se aceita", frisou.

Dar atenção às atividades económicas, para António Filipe, "faz sentido nas eleições presidenciais" e daí, justificou, a sua vinda aqui ao porto de pesca de Peniche.

O número de pescadores tem vindo a decair e, para atrair mais pessoas para a atividade, defendeu "melhores salários" e "menos precariedade", bem como melhores condições para atrair investidores, considerando que Portugal "tem ficado a perder" nas negociações que são feitas no âmbito da União Europeia.

O candidato regressou hoje a Peniche, depois de, no domingo, ter dado o arranque à campanha oficial no Museu Nacional Resistência e Liberdade.

As eleições presidenciais estão marcadas para 18 de janeiro.

Concorrem às presidenciais Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Esta é a 11.ª eleição, em democracia, desde 1976, para o Presidente da República.

Leia Também: António Filipe arranca campanha com apoio de ex-presos políticos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2915744/pescadores-pedem-atencao-especial-a-antonio-filipe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes