Pela primeira vez, veículo sem condutor atravessou fronteira entre países
- 06/10/2025
Em setembro, a Einride alcançou um feito que diz ser inédito para veículos de condução autónoma: uma viatura sem condutor a bordo atravessou a fronteira transnacional entre dois países.
A travessia aconteceu em Ørje, entre a Suécia e a Noruega, com o envolvimento de parceiros de ambos os países - incluindo a Q-Free, através da qual a Einride integrou os seus sistemas com a solução digital alfandegária da Noruega declarando os bens transportados antecipadamente.
A autoridade alfandegária norueguesa está a apoiar o projeto. O desafio é ainda maior do que circular autonomamente dentro das estradas do mesmo país - tendo em conta as diferentes regras e sinais de trânsito, tal como procedimentos alfandegários.
A Einride empregou o Einride Driver (veículo autónomo sem cabine) e a Control Tower (que é uma plataforma inteligente de gestão e supervisão de frotas).
A demonstração insere-se no projeto MODI, co-fundado pela União Europeia, que pretende "permitir a implementação segura de transportes pesados autónomos numa ampla variedade de aplicações de mercado".
Henrik Green, diretor técnico e diretor geral da Enride Autonomous Technologies, disse num comunicado: "Estamos bastante orgulhosos por ter completado a primeira entrega do mundo elétrica totalmente autónoma transfronteiriça. Estamos dedicados a alargar continuamente as nossas capacidades para novas aplicações, mostrando como a tecnologia autónoma pode melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade dos transportes. O projeto MODI incorpora perfeitamente este compromisso, assistindo na concretização de objetivos da União Europeia com base em valores, equilibrando cuidadosamente segurança com inovação".
Leia Também: Von der Leyen defende aposta na condução autónoma na Europa