Partido no poder na Geórgia vence eleições locais marcadas por protestos

  • 05/10/2025

O país do Cáucaso, em plena crise política, dividido entre a União Europeia (UE) e a Rússia, viu o partido Sonho Georgiano, do primeiro-ministro, Irakli Kobakhidze, obter mais de 80% dos votos depois de terem sido apuradas quase 75% das mesas de voto, segundo a Comissão Eleitoral.

 

Este foi o primeiro teste para o partido, acusado de procurar a aproximação a Moscovo, desde as eleições legislativas de outubro de 2024, que venceu oficialmente, mas cujo resultado é contestado pela oposição.

Dezenas de milhares de manifestantes pró-democracia, agitando bandeiras do país e da União Europeia, reuniram-se na Praça da Liberdade, na capital, Tbilissi, ao início da noite.

"Estamos aqui para proteger a nossa democracia, que o Sonho Georgiano está a destruir", explicou Natela Gvakharia, de 77 anos, à AFP.

Apesar da sua natureza local, as eleições apresentam grandes desafios políticos num contexto de pressão sobre a imprensa independente e de controlo da sociedade civil.

Segundo organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos, cerca de sessenta opositores, jornalistas e ativistas foram presos no espaço de um ano.

No sábado, os manifestantes marcharam em direção ao palácio presidencial, onde alguns tentaram entrar brevemente, sem sucesso, observou a AFP, enquanto outros ergueram barricadas e as incendiaram.

A manifestação dissolveu-se pouco depois da meia-noite.

No poder desde 2012, o Sonho Georgiano apresentou-se inicialmente como uma alternativa liberal ao ex-Presidente Mikheil Saakashvili, um reformista pró-europeu que governou o país durante quase dez anos a partir de 2004 e se exilou na Ucrânia após a sua queda.

Mas, desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022, o partido tem sido acusado de tendências autoritárias e de procurar a aproximação a Moscovo. O partido tomou medidas anti-LGBT e aprovou uma lei sobre "agentes estrangeiros", criticada pela UE. O processo de adesão da Geórgia à UE foi suspenso.

Leia Também: Milhares concentram-se na Geórgia para exigir demissão do governo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864940/partido-no-poder-na-georgia-vence-eleicoes-locais-marcadas-por-protestos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes