Parlamento começou a votar Orçamento. O que já foi aprovado (e chumbado)?

  • 20/11/2025

O Parlamento começou, esta quinta-feira, a debater e votar o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) na especialidade. No total, a discussão prolonga-se por cinco dias, terminando com a votação final global a 27 de novembro, mas há já algumas medidas que foram aprovadas… e outras chumbadas.

 

Os partidos entregaram 2.176 propostas de alteração até à data limite, sendo que, de acordo com a página do Parlamento, o PSD/CDS-PP entregou 57 propostas, o Chega 614, o PS 117, a Iniciativa Liberal 112, o Livre 330, o PCP 532, o Bloco de Esquerda 182, o PAN também 182 e o JPP 50.

Entre as propostas de alteração destacam-se medidas relacionadas com o aumento das pensões, com propostas de quase todos os partidos, e o fim ou isenção de algumas portagens.

O primeiro dia terminou com 30 propostas de alteração aprovadas, das quais 21 da oposição, com o PS a liderar este grupo, com sete medidas.

O que já foi aprovado?

E o que foi chumbado?

  • Aumento do subsídio de refeição no Estado
    As propostas do Livre, PCP e Bloco de Esquerda que previam aumentar o subsídio de refeição na Administração Pública no próximo ano foram chumbadas. 
    A proposta do Livre pretendia que o valor do subsídio de refeição subisse dos atuais seis euros por dia para 11 euros em 2026. Já o PCP e o BE proponham que o subsídio de refeição dos funcionários públicos subisse para 12 euros por dia.

  • Proibição de verbas públicas para a construção de mesquitas
    A proposta do Chega que pretendia proibir a atribuição de verbas públicas para a construção de mesquitas foi chumbada, com a abstenção do CDS-PP e PAN, o voto a favor apenas do proponente e contra dos restantes partidos.

  • Dedução dos juros do crédito da casa no IRS
    O Parlamento rejeitou as propostas apresentadas pelos partidos da oposição para os proprietários que compraram casa desde 2012 deduzirem parte dos juros dos empréstimos no IRS

Proposta foi aprovada na generalidade em 28 de outubro

Recorde-se que o Governo entregou em 9 de outubro no Parlamento o OE2026, na véspera do prazo limite e três dias antes das eleições autárquicas.

No cenário macroeconómico, o Governo PSD/CDS-PP prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2% neste ano e 2,3% em 2026. O executivo pretende alcançar excedentes de 0,3% do PIB neste ano e de 0,1% no próximo. Quanto ao rácio da dívida, estima a sua redução para 90,2% do PIB em 2025 e 87,8% em 2026.

A proposta foi aprovada na generalidade em 28 de outubro, com os votos favoráveis do PSD e CDS-PP, a abstenção do PS, PAN e JPP e os votos contra do Chega, PCP, IL, Livre e BE.

Leia Também: OE2026: Governo acusa Chega de não quantificar "tsunami de despesa"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2891729/parlamento-comecou-a-votar-orcamento-o-que-ja-foi-aprovado-e-chumbado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes