Orçamento Geral do Estado de Timor aprovado em votação final global

  • 21/11/2025

O OGE foi aprovado com 42 votos a favor e 23 abstenções, incluindo do partido líder da oposição, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), e do Partido de Libertação Popular (PLP).

 

O líder da Fretilin, Mari Alkatiri, que assistiu ao último dia do debate, disse que a razão pela qual o seu partido optou pela abstenção está relacionada com a falta de entendimento sobre o conceito de desenvolvimento nacional.

"A abstenção é uma mensagem dirigida aos governantes, à liderança no seu conjunto, e ao povo em geral, de que, se a Fretilin pretende reconhecer os nossos heróis, então deve fazê-lo com honestidade e com programas que sejam verdadeiramente os melhores para garantir a libertação do povo", declarou Mari Alkatiri, após a votação final global no Parlamento Nacional.

Segundo o Governo, o OGE para 2026 dá continuidade ao lema "Investir na Transformação Nacional, na Integração Regional e no Desenvolvimento Inclusivo", à estratégia defina no Plano Estratégico de Desenvolvimento 2011-2030 e ao programa do executivo.

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, destacou na sua intervenção final o espírito construtivo com que decorreu o debate, salientando que o Governo recebe as críticas com "humildade".

As críticas construtivas dos membros do parlamento permitem ao Governo "servir melhor, trabalhar com responsabilidade, com eficiência e eficácia, sem gastos desnecessários", disse Xanana Gusmão.

"O orçamento para 2026 prevê investimentos estratégicos em capital social, com reforço dos sistemas de saúde, educação e proteção social. O aumento do investimento em infraestruturas essenciais, incluindo estradas, eletrificação, água potável, telecomunicações e equipamentos estratégicos. Medidas para dinamizar o setor privado, impulsionar o investimento produtivo e gerar emprego digno para os jovens", refere o Governo, numa informação pública.

O executivo destacou também que o OGE prevê a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento, a modernização da gestão financeira pública e digitalização dos serviços, implementação de mecanismos de identificação digital, preparação para a introdução do IVA em 2027 e o reforço das instituições responsáveis pela adesão plena à ASEAN.

Leia Também: Fórum diz que Orçamento moçambicano de 2026 compromete serviços

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892082/orcamento-geral-do-estado-de-timor-aprovado-em-votacao-final-global#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes