Orbán quer que a UE recue do "beco sem saída" que é a guerra

  • 21/11/2025

"Temos de recuar deste beco sem saída. O verdadeiro problema é que os líderes europeus decidiram que querem entrar em guerra", disse Orbán no seu discurso de hoje na rádio pública Kossuth.

 

Orbán insistiu que os planos europeus de apoio à Ucrânia "devem ser bloqueados", uma vez que isso implica "um programa de armamento que será muito dispendioso".

O primeiro-ministro reiterou que a Hungria rejeita a proposta apresentada pela presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, no qual os Estados-membros da UE devem fornecer à Ucrânia 135 mil milhões de euros em apoio fiscal e militar.

Orbán voltou a afirmar que este plano é "absurdo" e realçou que "o dinheiro húngaro pertence aos húngaros" e que o Governo não está disposto a retirar dinheiro do orçamento para enviar para a Ucrânia.

A Hungria é um dos países que mais beneficia da sua adesão à UE, recebendo aproximadamente quatro mil milhões de euros a mais do que contribui para o orçamento comum.

Orbán, o aliado mais próximo de Moscovo na UE, opõe-se ao apoio militar à Ucrânia, um país vizinho que tem sido atacado pela Rússia desde 2022.

Em relação aos escândalos de corrupção que têm assolado o Governo ucraniano, Orbán pediu a criação de um mecanismo para "monitorizar para onde vai o dinheiro" que a Europa envia para Kiev e afirmou, sem apresentar provas, que "grandes somas de dinheiro estão a desaparecer".

O primeiro-ministro húngaro, que é também um aliado próximo do Presidente norte-americano, Donald Trump, referiu que os EUA estão a trabalhar num plano de 28 pontos que prevê, entre outras coisas, a cedência de territórios no leste da Ucrânia à Rússia em troca de uma garantia de segurança de Washington para Kiev e o resto da Europa contra uma possível nova agressão russa.

"As próximas duas ou três semanas serão cruciais. Algo está a acontecer", disse, aludindo às conversações de paz planeadas entre Trump e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, em Budapeste, que foram canceladas.

Leia Também: Rússia anuncia ter abatido 39 drones ucranianos em 6 das suas províncias

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892040/orban-quer-que-a-ue-recue-do-beco-sem-saida-que-e-a-guerra#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes